TelComp, Idec e Neo defendem alternativas para venda da Oi Móvel

Em coletiva de imprensa conjunta realizada nesta terça-feira, 6, as entidades setoriais TelComp e Neo e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) defenderam alternativas e remédios na compra da operação móvel da Oi pelas concorrentes Claro, TIM e Vivo.

Na ocasião, o trio de entidades reiterou preocupações com o impacto do negócio na cadeia de telecom e sobre consumidores. Como a venda ainda está em avaliação pelo Cade e Anatel, possíveis medidas concorrenciais e regulatórias também foram apontadas.

Entre elas, a divisão dos ativos por códigos nacionais (CNs) ou em blocos menores que pudessem ser acessados por empresas regionais, a venda separada de clientes e infraestrutura da Oi, incentivos obrigatórios de atendimento a operadoras móveis virtuais (MVNOs) e outras medidas que fomentem o acesso ao espectro.

Notícias relacionadas

A avaliação das entidades é que, mesmo complexas por conta do contexto de recuperação judicial da Oi, as alternativas poderiam ser tomadas na análise do Cade ou da Anatel. Outra defesa do trio foi que o mesmo tratamento assimétrico dado para prestadoras de pequeno porte (PPPs) na banda larga fixa seja adotado no mercado móvel.

O entendimento é que a explosão dos provedores regionais de fibra só ocorreu por conta desta medida, e que algo semelhante precisa ocorrer com entrantes do mercado móvel, tendo a saída do quarto player como momento ideal para a implementação.

Um ponto adicional também foi levantado pelo Idec: a transição dos cerca de 33 milhões de clientes móveis da Oi na transição. Isto porque a empresa está praticando preços mais agressivos que a concorrência, em aspecto que precisaria ser observado na absorção pelas novas compradoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!