Ministro Fábio Faria confirma leilão do 5G somente em 2021

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou que o leilão das faixas de espectro de 5G será mesmo no primeiro semestre de 2021. Ele afirmou que por conta da pandemia, não foi possível finalizar todos os testes de campo necessários para dirimir as dúvidas e possíveis interferências da tecnologia em outros serviços. Ele acredita que o debate sobre a implementação da tecnologia será necessário e se alongará para o ano que vem.

"Tenho certeza que este ano não dará mais pra fazer este leilão. Isso fica para 2021", declarou o novo titular do Minicom.

Sem mencionar diretamente a crise política com a Huawei, mas claramente se referindo ao tema, Faria argumentou que o governo precisa fazer o dever de casa, junto com a Anatel, de coletar informações para que o presidente Jair Bolsonaro tome a decisão sobre os caminhos que o Brasil tomará para implementar a tecnologia.

Notícias relacionadas

"Cabe a mim receber todas as demandas, receber os players importantes do setor para saber sobre transparência, questões de investimentos, questões de preços para posteriormente levar para o Presidente da República. Levar de uma forma para que ele escolha. Todos os presidentes dos países têm o direito de escolher o caminho que o País deve seguir", afirmou. O ministro deu a declaração em entrevista concedida à rádio Jovem Pan na sexta-feira, 3.

Anatel

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, durante videoconferência promovida pelo deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-SP) na última semana de junho, já havia dado como certo que o leilão de 5G não será realizado ainda neste ano. Euler disse que dentre os problemas do adiamento está o teste de convivência da faixa de 3,5 GHz em 5G com serviços de TV parabólica, ainda incompletos devido à pandemia do coronavírus. A agência já considerava a possibilidade de atrasos.

O presidente da Anatel, mediante este cenário, não arrisca uma data precisa. "Estamos trabalhando [para realizar o leilão] ainda no primeiro semestre, na melhor das hipóteses, no primeiro trimestre", declarou o presidente da Anatel "Claro que ainda tem testes de campo para fazer", lembra.

5G DSS

Embora a Claro já tenha anunciado lançamento de rede 5G comercial utilizando compartilhamento dinâmico de espectro (DSS, na sigla em inglês), a própria operadora fala que ainda será necessário ter as frequências previstas no leilão para implantação em larga escala e com todo potencial da tecnologia. Na teleconferência, Euler já havia mencionado a possibilidade de uso de frequências do 4G para lançar o 5G. A Anatel já estabeleceu novos protocolos de procedimentos para uso de espectro pré-existentes.

Confira abaixo a entrevista do ministro Fábio Faria à Jovem Pam:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!