Produção da indústria eletrônica cai em maio

Foto: Alexander Dummer / Pexels

A produção da indústria eletrônica sofreu queda de 11% em maio em relação a abril, segundo dados levantados pelo IBGE, agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e divulgados nesta sexta-feira, 6. Mesmo às vésperas da Copa do Mundo, a maior queda foi justamente de aparelhos de áudio e vídeo, com 22%. Somente os equipamentos de comunicações mostraram aumento, de 5,5%.

Como a área elétrica também apresentou queda (6,3%), o setor eletroeletrônico acabou mostrando uma redução de 8,7% no mês. Os eletrodomésticos mostraram retração de 16,3%, enquanto apenas a produção de pilhas e bateria (4,7%) e de geradores, transformadores e motores elétricos (1,6%) apresentou crescimento.

Com relação a maio do ano passado, a produção do setor eletroeletrônico recuou 5,5%. Considerando os cinco primeiros meses de 2018, a produção total avançou 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse acumulado, o setor eletrônico apresentou avanço de 21,5%, enquanto o elétrico recuou 1,5%.

Notícias relacionadas

De acordo com o presidente da Abinee, Humberto Barbato, "a greve dos caminhoneiros foi decisiva para o resultado, interrompendo um ciclo positivo que esperávamos há tanto tempo". A avaliação do executivo é que a paralisação também afetou a geração de empregos, justificando o fechamento de cerca de mil postos de trabalho em maio, embora a greve em si tenha começado no dia 21 daquele mês. "A paralisação foi um grande desserviço à indústria, tirando a confiança do empresário e do consumidor. Infelizmente os reflexos deverão ser sentidos também no desempenho de junho", afirmou ele em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!