Publicidade
Início Newsletter MCTIC cria programa de formação de agentes para atuar em telecentros

MCTIC cria programa de formação de agentes para atuar em telecentros

Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações publicada nesta quinta-feira, 6, cria programa para formação de agentes de inclusão digital. O objetivo é qualificar profissionais em nível médio para fortalecer as atividades de atendimento, mediação e formação em telecentros.

A meta é o atendimento em unidades que recebem as comunidades tradicionais, comunidades rurais e outros públicos prioritários dos programas sociais. E também facilitar a promoção da cultura de inovação e desenvolvimento, bem como da gestão aberta, livre e compartilhada de conteúdos e informação. O programa pretende ainda oferecer apoio à elaboração e implantação de projetos comunitários, ampliando potenciais e buscando melhoria das condições de vida a partir do uso das TIC.

O programa prevê parcerias com instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculadas ao Ministério da Educação. A coordenação do programa ficará a cargo da Secretaria de Telecomunicações, por meio do Departamento de Inclusão Digital.

Notícias relacionadas

Para senadores e deputados, entretanto, os telecentros dão poucos resultados e são equipados com máquinas velhas, doadas pelos órgãos federais após uso. Reclamam também das conexões em baixa velocidade, que impedem um desenvolvimento maior de atividades.

Mapeamento

Nesta semana, o MCTIC assinou acordo de cooperação com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), que vai permitir o mapeamento da rede de telecentros de todo o País e a promoção de cursos de capacitação direcionados a jovens de baixa renda. O documento vai ajudar a pasta a propor novas estratégias para as políticas de inclusão digital.

Atualmente, há mais de 6.500 telecentros apoiados pelo MCITC no Brasil. Nesses espaços, os usuários podem utilizar, gratuitamente, os computadores e a conexão à internet, além de participarem de oficinas e cursos.  Na avaliação do ministério, mesmo com o avanço de outras tecnologias de ingresso à rede mundial de computadores, os telecentros se mantêm como um espaço importante para o acesso à tecnologia.

Os cursos online da ATN vão incluir matérias como programação, informática básica e empreendedorismo. A entidade sem fins lucrativos atua há 12 anos no apoio a iniciativas de inclusão digital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile