O mercado de banda larga chegou a 52,65 milhões de acessos em abril, de acordo com dados compilados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com operadoras e provedores. O número aponta baixa de 0,2% na comparação com março, quando o total de conexões fixas alcançou 52,75 milhões.
Os dados de abril, contudo, ainda podem ser revisados, uma vez que uma parte dos pequenos provedores costuma atrasar o envio dos relatórios de acesso ao regulador.
Vale lembrar que os números preliminares de março indicavam 51,9 milhões de assinantes de banda larga no País – ou seja, cerca de 858 mil a menos do que o dado agora revisado.
O painel da Anatel ainda mostra que os pequenos prestadores seguem atendendo a maior parte da banda larga brasileira, com 29,7 milhões de clientes (56,4% do mercado), ao passo que os grandes grupos detêm 22,9 milhões de acessos (43,5%).
Grandes operadoras
Entre as grandes operadoras, o destaque de abril, assim como nos meses anteriores, foi a Vivo. A marca da Telefónica ganhou cerca de 43 mil clientes, ampliando a base para 7,54 milhões de assinantes.
A Claro também teve um mês positivo, com a adição de 18 mil acessos em abril. Com isso, a base da líder de mercado alcançou 10,36 milhões de clientes.
Com uma operação menor, a TIM reportou adição de cerca de 3,5 mil assinantes, alcançando 800,4 mil acessos.
Apesar de ter vendido a carteira de fibra óptica para o grupo V.tal, que agora opera o serviço sob a subsidiária NIO, a Oi segue aparecendo nos painéis da Anatel como operadora de banda larga com uma base de 4,21 milhões de clientes, levando em conta todas as tecnologias.
Se avaliada apenas a base de fibra, atualmente operada pela Nio , ela somava 4,04 milhões em abril. Aqui, foi contabilizada a perda de 39 mil acessos de fibra
Sendo assim, à Oi, restavam 164,2 mil clientes de banda larga conectados com cabo metálico.
Provedores
Entre as empresas consideradas prestadoras de pequeno porte (PPPs), o grande destaque de abril foi a Ligga, que ampliou a base com 27 mil acessos, chegando a 332 mil.
Um marco simbólico de abril foi o fato de a Brisanet ter atingido a marca de 1,5 milhão de clientes. A operadora nordestina ganhou 7 mil acessos no mês.
Abril também foi um mês de expansão da carteira para a Desktop, que ganhou 6 mil clientes e chegou a 1,16 milhão, e Unifique, que teve a adição de 4 mil acessos e fechou o mês com uma base de 810,9 mil assinantes.
A Starlink, marca de conectividade via satélite da SpaceX, também ficou no campo positivo, ampliando a base com 11 mil acessos e totalizando 372,4 mil clientes no País.
A Brasil TecPar praticamente manteve a carteira, com 896,9 mil acessos em abril. Vale lembrar que os números das recentes aquisições, com os quais a empresa passa de 1 milhão de acessos, ainda não foram contabilizados.
A base da Alares também ficou praticamente inalterada, com 795,4 mil assinantes.
Perda de base
Os dados da Anatel mostram que a Giga+ (base de 1,66 milhão) e a Vero (1,38 milhão) perderam, cada uma, cerca de 3 mil clientes em abril.
A Algar também teve resultado negativo, com a desconexão de aproximadamente 2,5 mil assinantes, fechando o quarto mês do ano com 822,1 mil. A base da Mhnet encolheu em 2 mil acessos, reduzindo para 318,8 mil acessos.