A Qualcomm finalizou a aquisição da empresa israelense de chips Autotalks por um valor estimado entre US$ 80 milhões e US$ 90 milhões.
O acordo ocorre após uma tentativa anterior, de valor superior, ter sido abandonada devido a obstáculos regulatórios na União Europeia, Reino Unido e EUA, que levantaram preocupações sobre a concentração no mercado de semicondutores de comunicação "veículo-para-tudo" (V2X).
Com a conclusão da compra, a Qualcomm integrará os produtos de tecnologia V2X da Autotalks ao seu portfólio Snapdragon Digital Chassis. A Autotalks, fundada em 2008, é especializada em chips de segurança V2X para veículos com e sem motoristas.
Essa aquisição é vista como estratégica pela Qualcomm, que busca expandir suas receitas em setores emergentes como veículos elétricos e direção autônoma, diversificando além do mercado de chips para dispositivos móveis.
Segundo o gerente geral do grupo automotivo, industrial e IoT embarcado da Qualcomm, Nakul Duggal, a compra da Autotalks "é um passo estratégico, avançando ainda mais as soluções V2X para veículos conectados e automatizados".