Na melhor marca do ano, o mercado móvel brasileiro adicionou mais 941 mil linhas durante o mês de abril, atingindo uma base total de assinantes de 264,9 milhões (+0,4%), indicam dados reportados pelas operadoras à Anatel.
Mais uma vez o crescimento foi impulsionado por conexões de Internet das Coisas (IoT), que cresceram em mais de 1 milhão de linhas em abril e compensaram queda de 128 mil chips padrão (ou "humanos") no mês.
Já entre as operadoras, Claro (+410 mil adições líquidas) e Algar Telecom (+403 mil) surgiram como principais destaques no quarto mês de 2025, considerando todas as modalidades de serviço.
Teles
A líder do mercado móvel brasileiro é a Vivo, com 102,3 milhões de acessos em abril. No mês, a tele perdeu 10 mil assinantes. O número representa a diferença entre 178 mil desconexões líquidas de linhas padrão/humanas e 168 mil adições líquidas positivas no mercado de IoT.
No caso da Claro, que somava um total de 87,9 milhões de acessos, o aumento de 410 mil assinantes foi resultado da soma de 50 mil adições líquidas de chips humanos e de 359 mil no mercado de Internet das Coisas.
Já a TIM somava em abril 61,9 milhões de acessos, em recuo de 42 mil acessos na base. Nas linhas padrão a operadora apontou 146 mil desconexões líquidas, parcialmente compensadas por 104 mil adições no mercado de IoT.
PPPs
Entre as prestadoras de pequeno porte (PPPs), destaque para a Algar. A empresa mineira é a quarta maior operadora móvel do Brasil, com 4,33 milhões de acessos, sendo que 403 mil ingressaram em abril.
A Algar até perdeu clientes humanos (2,2 mil desconexões líquidas), mas teve o melhor resultado mensal no mercado de Internet das Coisas (+405 mil).
Considerando demais grupos, houve resultados diversos. A Datora teve 21 mil adições líquidas e a Surf, que tem crescido de forma consistente, 104 mil. A NLT (especializada no mercado de IoT) perdeu 28 mil acessos na base em abril, ao passo que a Telexperts somou 18 mil adições. A base de cada empresa pode ser vista na lista abaixo (clique para ampliar).
Entre grupos de banda larga que têm apostado no mercado móvel, a Brisanet trouxe 43 mil novos clientes, a Vero, 3,6 mil e a Unifique, 12 mil. A primeira e a última detêm licenças 5G e operam com infraestrutura própria que está sendo expandida, ao passo que a Vero atua como operadora móvel virtual (MVNO).
5G
O 5G encerrou abril com 45,4 milhões de acessos no Brasil, após 1,7 milhão de novos clientes ingressarem na rede durante o mês.
Aqui o destaque foi novamente a Claro, com 691 mil adições na rede de quinta geração. Depois veio a Vivo (+561 mil) e a a TIM (+444 mil).
Entre as entrantes, há os 12 mil clientes 5G trazidos pela Unifique, que tem base 100% na rede de quinta geração. Já a Brisanet teve 8,6 mil adições no 5G; na operadora nordestina, cerca de 13% da base em abril estava na tecnologia, com a maior parte dos assinantes utilizando 4G.
IoT
Com 1,06 milhão de novos acessos de IoT em abril, o segmento alcançou 48,9 milhões de conexões no País suportadas pela rede móvel. Há outras tecnologias que também atendem usos de Internet das Coisas, mas que não são consideradas nesta conta.
Os dados da Anatel compreendem tanto acessos machine-to-machine (M2M), como os utilizados em setores como rastreamento, quanto chips utilizados em terminais de pagamento (máquinas de POS).
Em termos totais, a Vivo lidera o segmento IoT com 17,8 milhões de acessos, seguida da Claro com 15,6 milhões e da TIM, que tem 6,3 milhões de assinantes de Internet das Coisas na rede móvel.
Algar (3,1 milhões), Datora (2,9 milhões), Surf (1,1 milhão) e NLT (1,09 milhão) também possuem bases com mais de um milhão de assinantes no mercado de IoT.
Migração para pós
Um dado acompanhado de perto pelo mercado financeiro é a adição de clientes pós-pagos na modalidade padrão (humana), deixando de fora os acessos de IoT, que têm tíquete menor.
Em abril, a Vivo registrou 197 mil adições líquidas nesse recorte, seguida da Claro, com 194 mil e da TIM, com 167 mil. Além de novos clientes, a migração de assinantes pré-pagos para a modalidade pós-paga/controle também influencia esses números.