Teles da América Latina alinham discurso por fair share

Daniel Hajj, CEO da América Móvil, durante o M360
Daniel Hajj, CEO da América Móvil, durante o M360

[DoMobile Time Latinoamérica] O fair share virou definitivamente uma bandeira das operadoras na América Latina. Em uma demonstração de alinhamento em torno do assunto, executivos de várias teles da região abordaram o tema durante o evento M360, na Cidade do México, nesta quarta-feira 5, incluindo América Móvil, Telefónica, AT&T, Telecom Argentina e grupo Liberty.

Não é para menos: de acordo com um estudo feito pela GSMA, apenas três grupos respondem por 80% do tráfego móvel na América Latina: Meta, Alphabet (Google) e TikTok. Somente os aplicativos da Meta somam cerca de metade do total. E boa parte se trata de tráfego não solicitado, ou seja, vídeos que abrem automaticamente ou envio de spam.

"O crescimento do tráfego de dados aumenta o custo para as teles, impondo desafios para garantir um serviço de qualidade, enquanto um reduzido número de grandes empresas geram a maior parte do tráfego, têm grande rentabilidade e não pagam pelo uso das redes. São condições desiguais. Os participantes do ecossistema digital devem contribuir de maneira equitativa. O fair share é essencial para uma conectividade crescente, eficiente e igualitária", disse o CEO da América Móvil, Daniel Hajj.

Notícias relacionadas

A CEO da AT&T no México, Monica Aspe, concordou: "O modelo precisa mudar. A sociedade digital depende dessas redes. E o modelo de financiamento dessas redes que temos hoje não funciona para o futuro. Esse é um tema global."

A necessidade de se modernizar a regulamentação foi lembrada pelo CEO da Telecom Argentina, Roberto Nobile: "Precisamos de uma regulamentação verdadeiramente digital. Assim como as teles viraram ´tech companies', a regulação tem que passar de analógica para digital. Seguimos tendo uma regulação de telefonia fixa, embora ninguém mais fale em telefone fixo. Todos falam por Whatsapp".

Por fim, o vice-presidente de assuntos governamentais de Liberty na América Latina, Sebastian Kaplan, foi mais dramático: "Estamos profundamente preocupados com a sustentabilidade (do negócio). Estamos diante de um ponto de inflexão".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!