Conselho Gestor do Fust realiza primeira reunião e aprova criação de GT para escolas e calendário

O Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) realizou a sua primeira reunião ordinária nesta segunda-feira, 6. Entre as propostas aprovadas, está a criação de grupo de trabalho (GT) dedicado a propor soluções para a conectividade de escolas públicas brasileiras.  O colegiado foi criado pela atualização da lei do fundo, a lei 9.998/ 2000 e regulamentado pelo Decreto 11.004/2022.

Para a Secretária-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Estella Dantas, a reunião do colegiado que aconteceu nesta segunda-feira é um marco. Dantas, que preside o Conselho Gestor do Fust, assinou, simbolicamente, a posse dos membros nomeados pela Portaria de Pessoal 82, de 4 de maio de 2022. O representante do Ministério da Educação (MEC) no Conselho Gestor, Mauro Luiz Rabelo, assinou conjuntamente.

"Vamos discutir aqui o que for o melhor para o Brasil. Já temos aprovados pela Anatel os objetivos estratégicos do Fust: o primeiro deles é justamente conectar as escolas públicas, especialmente as da zona rural. E isso é um ponto que vem convergir com as maiores necessidades que a gente tem no momento", argumentou Dantas.

Notícias relacionadas

Ao longo da reunião, a secretária de Telecomunicações do MCom, Nathalia Lobo, o superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, Nilo Pasquali, e o chefe do Departamento de Conectividade do BNDES, Ricardo Rivera, ainda apresentaram os principais estudos, cenários e dados relacionados à temática.

Na reunião, o conselho analisou e aprovou o seu regimento interno e definiu o calendário para as próximas reuniões ordinárias em 2022. Elas ficaram agendadas para 8 de agosto e 10 de outubro. Estella Dantas disse acreditar que as políticas públicas do Governo Federal estão alinhadas com as demandas da sociedade, dos prestadores de serviço, dos pesquisadores e das universidades. "A pressa de todos nós é por desenvolvimento e temos aqui no Fust como ajudar toda a cadeia a crescer, financiando projetos que aprovaremos aqui, juntos, respeitando todos os pontos divergentes", afirmou.

Para dar celeridade aos trabalhos e adiantar o processo de análise das propostas, os conselheiros encaminharam a criação de um grupo de trabalho (GT) dedicado a propor soluções para a conectividade de escolas públicas brasileiras. O GT irá em breve definir seu próprio cronograma de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!