Publicidade
Início Newsletter Huawei comemora 20 anos no Brasil com foco em fortalecer ecossistema de...

Huawei comemora 20 anos no Brasil com foco em fortalecer ecossistema de TICs

Liang Hua, chairman da Huawei Technologies

Em evento em Brasília para comemorar os 20 anos da empresa no Brasil, a Huawei destacou que suas apostas para o futuro passam pela ampliação da conectividade no país, pela adoção massiva de serviços em nuvem e pela digitalização do segmento corporativo. Segundo Liang Hua, chairman da Huawei Technologies, que esteve no Brasil para a ocasião, a visão de futuro da empresa para o país está alinhada com a visão da empresa para a evolução das TICs em todo o mundo. O aspecto mais importante para a Huawei é que haja um desenvolvimento de todo o ecossistema. A solenidade, que contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame; e do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, trouxe ainda uma apresentação de Luiz Alexandre Garcia, presidente do Grupo Algar e da Telebrasil, que reforçou os pontos apresentados pela associação há duas semanas sobre as medidas necessárias para que o setor alcance um caminho mais vigoroso de desenvolvimento para os próximos 20 anos. Entre os pontos destacados estão a eliminação da carga tributária sobre serviços de IoT, a eliminação de barreiras para a construção de infraestrutura, a aplicação de fundos setoriais no desenvolvimento da infraestrutura de banda larga, a desregulamentação para que os serviços regulados possam competir em igualdade com os serviços OTT, a aprovação do PL 79 com a revisão do modelo atual entre outras medidas.

Huawei recebe homenagem do ministro Gilberto Kassab pelos 20 anos no Brasil

Boa parte dos pontos destacados pela Telebrasil encontram guarida no estudo apresentado pela consultoria Deloitte durante o evento, desenvolvido conjuntamente com o MCTIC, sobre os pilares para o desenvolvimento das TICs no Brasil. Segundo Márcia Ogawa Matsubaiashi, líder de telecom e TICs da Deloitte, os países que estão tomando medidas mais efetivas para o desenvolvimento das TICs estão atingindo índices de competitividade e desenvolvimento superiores aos dos países que ainda não estão atuando no mesmo sentido com tanto vigor, o que só aumenta o intervalo de desenvolvimento entre as diferentes nações. Para a executiva, existem alguns focos que podem ser adotados pelo Brasil:

Notícias relacionadas

 

* Preparação para o mercado de 5G: precisa de uma rápida implantação da infraestrutura básica, de efetividade na aplicação da Lei das Antenas e revisão de taxas.

*  Expansão da rede de fibra: Segundo a consultoria, essa é a base de 5G e precisa da pronta aplicação dos fundos setoriais, resolução dos impasses de direitos de passagem e maiores sinergias entre o setor de telecom e energia.

* Adoção massiva de serviços em cloud: passa por uma redução de tributos, regras claras e bem definidas de compartilhamento de dados e políticas de incentivo governamentais.

*  Adoção de soluções de safe city, ou segurança municipal: Depende Intregração entre diferentes municípios, Estadoe e Governo Federal, parcerias com o setor privado e padronização tecnológica.

* Qualificação de profissionais para as TICs: é um pilar de ação que depende de colaboração entre o setor público e privado, aceleração do processo de revisão de patentes e alinhamento de currículos com as necessidades do embiente de TICs.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile