Técnicos consideraram mais tempo de consulta e mais audiências para o Regulamento do Cabo

Internamente, técnicos da Anatel estavam sugerindo um ritmo mais cuidadoso de discussão das novas regras de TV por assinatura. A visão recorrente entre os técnicos, segundo apurou este noticiário, é de que a consulta pública para o novo Regulamento de TV a Cabo deveria ter 60 dias, e contar com três audiências públicas. Acabou ficando com 40 dias e com uma audiência. Segundo o embaixador Ronaldo Sardenberg, a razão de apenas uma audiência são as limitações orçamentárias da agência. Também as obrigações de cobertura que foram sugeridas no novo regulamento são bem mais flexíveis do que a área técnica estava inicialmente imaginando.
As razões para a Anatel ter optado por menos tempo de consulta e regras mais flexíveis, segundo fonte familiarizada com as negociações envolvendo o conselho, passam por de um lado uma forte pressão do governo, de outro a indicação de que o mercado de TV paga estaria perdendo bilhões em investimento e deixando de ajudar na arrecadação (estudo de técnicos da Anatel apontou esses valores) e, por fim, o cronograma apertado e a vontade de ter o que mostrar já em 2012.
"Para abrir um mercado fechado, a exigência de menos compromissos representa menor barreira de entrada", justifica a fonte. "Se temos baixo índice de cobertura, fazer a abertura onde dá para ter competição (cidades com mais de 100 mil habitantes) já será um grande avanço", observa o informante, sem esconder que a cobertura proposta inicialmente era bem mais ampla, admitia inclusive a inclusão de cidades com até metade desse porte. A consulta do novo regulamento, que deve ter início nesta terça, 7, se encerrará em 17 de julho.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!