Anatel suspende por 60 dias artigos que permitiam cobrança

O conselho diretor da Anatel decidiu suspender por 60 dias a eficácia de três artigos do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura para evitar, nesse período, interpretações ambíguas sobre a possibilidade ou não de cobrança pelo ponto extra. Só que a agência suspendeu os artigos 30, 31 e 32 da Resolução 488, justamente os três que eram utilizados pelos operadores de TV por assinatura para respaldar a cobrança. Ou seja, durante pelo menos 60 dias, não há dúvida: o ponto extra não pode ser cobrado. Essa decisão deve ser publicada na próxima segunda, dia 9, e é retroativa ao dia 2 de junho.
Segundo a nota oficial da Anatel, a decisão foi tomada "após constatar a impossibilidade, até o momento, de consenso quanto à interpretação de dispositivos do Regulamento pelos diversos envolvidos". A agência informa também que "não foi possível estabelecer uma interpretação consensual quanto aos serviços que poderiam ser cobrados por parte das prestadoras referentes ao ponto-extra (artigo 30)" e que por isso, "de forma a preservar os direitos do consumidor previstos no Regulamento, suspendeu a possibilidade de cobrança por serviços relativos ao ponto-extra (instalação, ativação e manutenção da rede interna, especialmente). Pela mesma razão, os artigos 31 e 32, tiveram sua eficácia suspensa".
Após o período de 60 dias, quando pretende encontrar uma solução, a Anatel fará nova consulta pública buscando uma redação consensual.

Notícias relacionadas
A ABTA está com uma ação com pedido de liminar na Justiça Federal de Brasília. O pedido é para que o artigo 29 seja suspenso, e uma decisão é aguardada para o começo da semana do dia 9 de junho. Se a ABTA conseguir a liminar, fica tudo como está. Se não conseguir, as operadoras deverão deixar de cobrar pelo serviço de ponto extra.
Fontes do setor de TV por assinatura entendem que a decisão da Anatel traz um risco: se no futuro a Justiça entender que as operadoras têm o direito de cobrar o ponto extra, o ônus de ressarcimento recairá sobre os assinantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!