TIM prepara ofertas em energia e estuda conexão satélite-celular

Imagem: Freepik

A TIM Brasil planeja dar os primeiros passos da operação comercial no mercado de energia nos próximos meses, mirando tanto o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs) como consumidores residenciais.

A parceria com a Eletrobras, anunciada em novembro do ano passado, terá as primeiras ofertas comercias no mês de junho, informou o diretor de receitas da operadora, Fabio Avellar, nesta terça-feira, 6, em coletiva de imprensa após a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre no dia anterior.

O executivo destacou que o serviço será "fundamentalmente [focado] no cliente de pequena e média empresa para ter eficiência energética na sua linha". O produto, em linhas gerais, trata-se da venda de eletricidade no mercado livre de energia para a base de clientes corporativos da operadora.

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Além disso, a TIM tem conduzido um projeto-piloto com a Thopen (antiga RZK), uma plataforma que atua na geração, comercialização e gestão de energia renovável. O negócio funciona por meio do modelo de compartilhamento de receitas e se destina a clientes do plano TIM Black (pós-pago) da tele, os quais contam com 15% de desconto na fatura mensal de energia.

Atualmente, a prova de conceito (PoC, na sigla em inglês) está sendo feita com clientes de quatro estados: Goiás, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná. "Funcionando bem, daqui a 60, 90 dias a gente vai 'rolloutando' [expandindo] para o País todo", afirmou Avellar.

D2D

Na coletiva, o diretor de tecnologia da TIM, Marco Di Costanzo, comentou que a operadora está "acompanhando de perto" o mercado de conectividade direta entre satélite e celular, solução também conhecida como "direct to device" (D2D, na sigla em inglês).

Costanzo indicou que, devido à extensão geográfica do Brasil, o D2D se mostra uma tecnologia interessante para os negócios da empresa, mas não detalhou sobre eventuais parcerias com operadoras de satélite.

"Estamos analisando, sim, o tema do direct to device, uma nova modalidade de constelações de baixa órbita para prover conectividade direta para smartphone, haja vista que a cobertura territorial do Brasil por celular é relativamente baixa, estou falando em menos de 20%", ressaltou o executivo. "Estamos interessados e acompanhando de perto", acrescentou.

Sustentabilidade

A diretoria da TIM também celebrou a conquista do primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira. A empresa compõe o índice há 17 anos e, em 2025, subiu três posições, alcançando a primeira colocação.

"Somos hoje a empresa mais sustentável do Brasil. É um grande orgulho que, no trimestre em que reportamos resultados sólidos, nós conseguimos combinar esse crescimento econômico com a primeira posição entre as empresas listadas na B3 em sustentabilidade", destacou o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli.

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