Vivo terá Nokia como fornecedora de core para rede 5G standalone

Com o prazo de liberação do espectro de 3,5 GHz chegando em julho, a Vivo anunciou que a Nokia vai fornecer soluções de core de rede 5G standalone para ela. A parceria, que não é exclusiva, foi comunicada nesta sexta-feira, 6, e prevê que a companhia finlandesa seja provedora de funções de sinalização e controle da infraestrutura. A operadora pretende aumentar escalabilidade e desempenho das implantações com a solução.

Os elementos de sinalização e controle são parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários e garantia de conexão entre rede e terminais móveis com melhores condições de latência e largura de banda. No comunicado, a Vivo diz que o acordo permite à operadora prosseguir com "a estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário que alinha com a estratégia de utilização de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G".

De acordo com a tele, o 5G SA em cloud com funções implantadas em containers da Nokia pode ser utilizado de forma agnóstica em qualquer infraestrutura, com flexibilidade e escalabilidade. Mas a empresa deixa claro que não se trata de um acordo de exclusividade. "O acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor", disse no comunicado o head de planejamento e tecnologia de redes da Vivo, Élmo Matos. 

Notícias relacionadas

A escolha acontece em meio a diversas sinalizações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) e da Anatel de que o prazo para a limpeza de espectro da banda C acontecerá mesmo ao final de junho, com a consequente liberação da faixa para o 5G nas capitais ao final de julho. Como há a exigência de que a quinta geração seja no Release 16 do 3GPP, as empresas estão se preparando para o padrão standalone. 

É também um contrato importante para a Nokia, que viu há duas semanas um dos seus maiores clientes, a Oi Móvel, ter a venda para a Claro, TIM e Vivo concluída

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!