Telecom Infra Project inclui open roaming em iniciativa de WiFi aberto

Foto: The Connected Shop/ https://theconnectedshop.com

Com lançamento marcado para semana que vem, a iniciativa de redes WiFi abertas e desagregadas (OpenWiFi) do Telecom Infra Project (TIP) adotará o padrão de roaming aberto (open roaming) promovido pela Wireless Broadband Alliance (WBA).

A abordagem propõe um modelo no qual usuários façam roaming com segurança entre redes WiFi sem a necessidade de logins, registros ou senhas, criando uma espécie de rede única do serviço. Proposto no ano passado, o modelo conta com apoio de grandes empresas como AT&T, Boingo, Cisco, Commscope, Google e Samsung.

Já o OpenWiFi é o próximo passo do TIP, consórcio liderado pelo Facebook para a busca de soluções mais acessíveis de inclusão digital. O projeto pretende alavancar o desenvolvimento de código aberto e testes para permitir serviços de WiFi com pontos de acesso, controladores de nuvem e ferramentas de análise de diferentes fornecedores – a exemplo do que é realizado com as redes de acesso no Open RAN.

Notícias relacionadas

"O OpenRoaming é um forte complemento para o OpenWiFi, uma vez que ambos os projetos são concebidos para remover barreiras à conectividade", afirmou o CEO da WBA, Tiago Rodrigues, em comunicado. O lançamento oficial da iniciativa OpenWiFi do TIP ocorrerá na próxima quarta-feira, 12.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!