TIM inicia projeto de parceria na implantação de fibra para Internet residencial

Com um desempenho de constante crescimento de dois dígitos com a Internet residencial, a TIM agora planeja parcerias para permitir uma expansão maior e mais eficiente da infraestrutura de fibra até a residência (FTTH). Diferente do que Oi e Vivo estão fazendo, contudo, não se trata do modelo de franquias, mas de uma parceria com a possibilidade de aproveitamento da rede, seguindo a máxima de "Capex inteligente" que a operadora procura promover. 

"Nosso novo projeto da TIM Live consiste em encontrar um parceiro para avançar a expansão do FTTH. Isso está desenvolvendo muito, já temos mais de 20 NDAs [non-disclosure agreements], e no segundo semestre, esperamos fechar os contratos", declara o CEO da TIM, Pietro Labriola, durante teleconferência de resultados do primeiro trimestre nesta quarta-feira, 6. 

Segundo o CFO da operadora, Adrian Calaza, o projeto foi fruto de estudos intensos no último ano. A decisão foi de criar um veículo de infraestrutura que possa alocar os ativos secundários de última milha e instalação da fibra para parceiros. "Estamos procurando os parceiros certos, porque há necessidade de infraestrutura para todos", diz.

Notícias relacionadas

A criação desse novo veículo permitirá acesso à capacidade para mais de um player. "É importante que o uso da fibra seja eficiente, e um operador apenas usar uma parte pequena da capacidade não seria otimizado. Por isso, o uso dessa infraestrutura será aberto a outras operadoras", declara. 

Oportunidades da banda larga

Calaza explica que há ainda muitas oportunidades para a banda larga fixa no Brasil, incluindo com a fibra, cuja penetração nas residências é inferior a 20% no País. Ele ressalta que a TIM Live tem mantido uma média de crescimento de cerca de 30% ao ano na receita. Neste último trimestre, o segmento teve receita em torno de R$ 146 milhões, com aumento de 29,1%. "Mesmo que hoje essas receitas sejam apenas 3 ou 4% da receita total, ao mesmo tempo é um negócio que demanda de um Capex significativo – quase 20% dos investimentos são para FTTH. Essa é a maior razão para nós tentarmos [a abordagem de] colocar o Capex inteligente", declara.

O executivo não compara com a iniciativa no modelo de franquias das concorrentes. "Sabemos que há muitos ISPs no País, mas a abordagem deles é diferentes da nossa. Ficamos mais confortáveis em crescer no 'greenfield', porque há muitas oportunidades em ultra banda larga, e achamos que há falta de infraestrutura", diz, referindo-se ao termo para projetos que ainda não sairam do papel. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!