Covid-19: duas semanas tiraram metade do crescimento da TIM no trimestre

O aumento da receita do serviço de celular da TIM no trimestre foi de 1,2%, mas a empresa afirma que o crescimento poderia ter sido de 3%, não fossem os efeitos da pandemia do coronavírus (covid-19). Considerando apenas as últimas duas semanas de março, houve um impacto de 25% nas receitas, o que em valor absoluto seria algo entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões a menos. Os efeitos são sobretudo no pré-pago

Porém, segundo o CEO, Pietro Labriola, essa tendência já mostra sinais de mudança. "Houve também algo como um modo de pânico nas pessoas. Depois, vimos melhora, e ficou com a redução em cerca de 20%. Entre o final de abril e começo de maio, essa redução já tem melhorado, as pessoas têm voltado ao normal", afirmou ele em teleconferência de resultados nesta quarta-feira, 6. 

Há consequências que o executivo considera que podem ser positivas, como o maior offload para o Wi-Fi (reduzindo o estresse da rede móvel) e a mudança dos clientes para os canais digitais. "Em médio e longo prazo, todo mundo que está experimentando hoje o digital vai continuar depois da situação da covid. É boa notícias para nós, pois traz eficiência."

Notícias relacionadas

Segundo o executivo, houve alguma economia na área comercial com o fechamento das lojas, uma vez que o canal digital é mais eficiente. Além disso, houve menor gasto com publicidade, já que as pessoas não podem sair para comprar produtos em shoppings, por exemplo. "Temos material para compensar o [impacto] na receita", explica Labriola. No entanto, muitos dos custos são associados a canais parceiros da operadora, que os manterá para o futuro. "Não estamos cortando custos de Capex que pode ser tomado em médio a longo prazo", declara.

Na questão da dívida de inadimplentes (bad debt), o CEO fala que está procurando controlar essa área de custos para procedimentos internos, mas diz que é difícil prever ainda. Ressalta, contudo, que serviços de telecomunicações estão agora na lista de itens indispensáveis para o consumidor. "Não é que estamos otimistas com a situação, achamos que o impacto não deveria ser importante, mas é algo que estamos monitorando diariamente', complementa o CFO da TIM, Adrian Calaza.

Infraestrutura e Capex

Segundo o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, o tráfego móvel está quase sem variação em relação ao período pré-quarentena. O que mudou foi o perfil de consumo, com mais aplicativos de streaming como YouTube e Netflix, e menos com os de mobilidade, como Waze. "Conseguimos ver algum tipo de offload para o Wi-Fi, que as pessoas estão usando mais. Por outro lado, quem depende apenas da conexão móvel tem utilizado de forma mais intensiva. De um modo geral, o tráfego está flat", explica, ressaltando ainda que houve algum crescimento no uso das chamadas de voz.

Na TIM Live, a Internet fixa da empresa, houve aumento de 30% no tráfego comparado ao período antes da covid-19, diz Capdeville. "Todos os ajustes que estamos promovendo na rede estão tratando disso, mas mantendo a qualidade. A grande pressão não é só em ajustar o volume, mas na mudança de uso", diz. "Mas a rede está desempenhando muito bem com essa mudança de perfil."

O executivo ressalta, contudo, que o Capex da empresa é um planejamento plurianual (em triênios), uma vez que os investimentos em infraestrutura podem ser maiores e se estender para além do período de 12 meses. Ainda assim, lembra que a análise da TIM é semanal, uma vez que o ambiente pode mudar significativamente com a crise, influenciando as logísticas. "Somos dependentes de fornecedores que dependem de fabricantes, às vezes estrangeiros", lembra. "É difícil falar do que acontece porque o ambiente não é claro, mas algum tipo de implantação pode ser atrasada ou pode ter impacto de fornecedores." 

RAN Sharing e 5G

Leonardo Capdeville lembra que o acordo de compartilhamento de rede (RAN Sharing) com a Vivo ainda está esperando a resposta final da Anatel e do Cade (ambas já aprovaram), mas diz que o projeto não é apenas para redução de Capex, mas especialmente de Opex. "A abordagem é de Capex inteligente, e esperamos que, depois da licença oficial, poderemos começar o projeto, que será uma parte importante no segundo semestre", diz.

De acordo com o CTIO, a TIM já tem feito investimentos nos últimos três anos pensando no futuro e preparando a rede para o 5G. Ele lembra os três testes com diferentes fornecedores realizados no ano passado, que permitiram observar como funciona em conjunto com a rede. "Com a nova parte de virtualização do core e data center, podemos estar mais positivos para preparar a rede para o 5G. E estamos lidando com todas as tecnologias", declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!