SGDC leva Gesac a 3 mil pontos de acesso em escolas

Satélite brasileiro SGDC

Agora com o contrato com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) após a realização de ajustes, a prestação do Programa Governo Eletrônico de Serviço de Atendimento do Cidadão (Gesac) pela Telebras e a Viasat a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) está com quase 3 mil pontos de acesso ativos em escolas públicas, divulgaram as empresas nesta segunda-feira, 6.

Centenas de localidades adicionais como postos de fronteira das Forças Armadas, unidades de saúde pública e aldeias indígenas também foram conectadas. A previsão é encerrar o ano com 8 mil escolas e 400 unidades de saúde atendidas; contratualmente, o Gesac prevê conexão em 15 mil localidades até o final do ano. Nessa parceria, a Telebras é responsável pela gestão, comercialização e operação do SGDC, enquanto a Viasat fornece equipamentos e serviços terrestres satelitais. O Gesac é uma iniciativa do MCTIC.

No caso das escolas, são priorizadas as localizadas em áreas remotas, totalizando atualmente cerca de 900 mil alunos atendidos. A maioria das localidades estão no Norte e Nordeste do País. Em comunicado, a Viasat destacou ainda a importância do SGDC na prestação de serviços críticos de comunicação durante a tragédia da barragem da Vale em Brumadinho (MG), quando o tráfego total de voz e dados pelo satélite da Telebras ultrapassou 300 GB, e também na cidade de Pacaraima (RR), que tem recebido milhares de refugiados através da fronteira com a Venezuela.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!