TCU vai auditar recursos da Condecine

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auditar o recolhimento pelas operadoras de telecomunicações da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), quanto desses recursos foi aplicado e em que programas, e também o Funttel (Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). O pedido foi feito pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e completa a solicitação da avaliação do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) e do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), auditados recentemente.

O recolhimento da Condecine-Teles está sendo contestado na justiça pelas operadoras de telecomunicações, que afirmam ser a cobrança do tributo inconstitucional, pois essas empresas não integrariam nem se beneficiariam da cadeia do audiovisual. As operadoras chegaram a obter uma liminar contra o recolhimento, que acabou sendo derrubada. De acordo com os dados da Ancine, cerca de 90% da Condecine, principal fonte do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), vem das teles.

A relatoria do novo pedido de fiscalização e controle será do ministro Bruno Dantas, que também ficará responsável pelo acompanhamento do acórdão publicado no início deste ano, sobre o Fust e Fistel. Nesse documento, está a solicitação para que a Anatel, a Secretaria do Tesouro Nacional e a Secretaria de Orçamento Federal promovam a conciliação dos valores correspondentes à arrecadação, à aplicação e ao saldo desses fundos, apresentando as devidas justificativas para as discrepâncias detectadas.

Notícias relacionadas

O acórdão recomendou ainda que a Casa Civil e o Ministério das Comunicações analisem o descompasso entre o volume arrecadado e a aplicação dos recursos nos objetivos que motivaram a criação do Fust e do Fistel, em vista do baixo valor das despesas destinadas aos fins para os quais foram constituídos. O TCU também questiona a aplicação dos recursos desses fundos em fins diversos daqueles para os quais foram criados.

O ministro Bruno Dantas solicitou, na última reunião plenária do TCU, a prorrogação do prazo de atendimento do processo por mais 180 dias. Com isso, o relatório terá que ser apresentado até dezembro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!