IBGE registra alta de 4,01% nos preços da telefonia celular em abril

A alta de 4,01% na tarifa da telefonia celular contribuiu, significativamente, para o aumento dos gastos com comunicações, em abril. A elevação ficou em 1,47%, enquanto no mês anterior, a variação ficou negativa em 1,65%, segundo a pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgada nesta sexta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

De acordo com a pesquisa, no caso da telefonia, a alta de 4,01% no celular se deve a aumentos nas tarifas de apenas uma das operadoras no mês de abril. Foi uma das principais elevações no período, perdendo apenas para medicamentos. Os preços de TV, som e informática, por sua vez, tiveram variação positiva de 1,3% no mês.

No total, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril variou 0,61%, ficando acima da taxa de 0,43% de março em 0,18 ponto percentual (p.p.). Considerando os quatro primeiros meses do ano, o índice situa-se em 3,25%, percentual inferior aos 4,56% registrados em igual período de 2015. Na ótica dos últimos 12 meses, a taxa foi para 9,28%, abaixo dos 9,39% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2015 o IPCA situou-se em 0,71%.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!