TIM anuncia parceria com Copel e Eletropaulo para implantar small cells

A estratégia de redes heterogêneas (HetNet) da TIM conseguiu um forte impulsionador neste primeiro trimestre do ano, graças à desoneração do Fistel no final de 2014 e a novos acordos para a instalação dessa infraestrutura complementar. Segundo revelou durante teleconferência de resultados nesta quarta-feira, 6, a operadora foca em estratégias para poder aumentar a capilaridade para implantação, como parceria com companhias elétricas, além de uma aliança  com a rede de postos Ipiranga, anunciada no ano passado. "Agora estamos comemorando novos acordos com a Copel, em todo o Paraná, e em São Paulo com a Eletropaulo, o que permite começar a trabalhar em processo de industrialização de small cells", revelou o diretor de tecnologia (CTO) da TIM, Leonardo Capdeville.

Notícias relacionadas
Segundo o CTO, o plano da empresa é de implantar um total de mil small cells ainda neste ano e um montante de 3.500 desses equipamentos até 2017. Capdeville se mostra feliz com o ritmo de instalação da infraestrutura complementar. "No último mês foi satisfatório: em São Paulo, a gente implantou 80 small cells", declara.

O crescimento na quantidade de implantações HetNet no comparativo anual foi de 79%, mas esse montante inclui também os hotspots Wi-Fi. Capdeville explica que o uso do espectro não licenciado para a transição transparente de rede nos handsets ainda não é tão eficiente, mas ajuda na estratégia. "Não vemos uma rede pronta para seamless, mas vamos trabalhar especificamente no modelo de parceria e de atendimento a determinadas soluções indoor para fazer o offload", declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!