FCC diz que falta de competição na banda larga preocupa e que modelos de negócio mudarão

"O desafio de vocês será superar a tentação de usar uma posição dominante na banda larga para proteger o modelo tradicional de TV por assinatura. A Internet vai romper com os seus modelos de negócio existentes. Ela faz com todo mundo". Com essas três afirmações, o presidente da FCC, Tom Wheeler, deu a sua dura, mas educada, mensagem aos operadores de cabo dos EUA durante sua palestra na INTX 2015, principal evento de TV paga e banda larga norte-americano, que acontece esta semana em Chicago. Em um discurso cheio de referências à história da TV por assinatura nos EUA (da qual Wheeler é personagem, por ter presidido no começo dos anos 80 a associação setorial NCTA), a FCC deixou bastante claro o problema que pretendeu resolver com a Open Internet Order, ou a regulamentação para Internet, que passará a vigorar a partir do dia 13 de junho. Para Wheeler, falta competição na banda larga, sobretudo para ofertas acima de 25 Mbps, que a FCC considera essenciais para o desenvolvimento de novas aplicações.

Notícias relacionadas
Ao mencionar as razões pelas quais a fusão da Comcast com a Time Warner Cable foi barrada, Wheller disse: "percebemos que a indústria mudou e nós vimos evidências concretas de uma nova competição e de novos modelos de negócio  proporcionados pela banda larga. Por essa razão, entendemos que a banda larga tem que ser o centro da nossa análise, e que o vídeo é, em essência, uma aplicação que flui pelas redes e que pode ser suprido tanto pelos donos das redes quanto pelos competidores que usam a rede de internet para competir com os proprietários das redes".

Essa percepção é o que Wheeler chama de ponto de virada da análise concorrencial e regulatória, o que terá, segundo ele, uma implicação para a indústria como um todo. Ele lembrou que as operadoras de TV a cabo já se beneficiaram dessa inovação, ao introduzir múltiplos canais e ao introduzirem novas redes na casa dos assinantes, levando vídeo e serviços de banda larga. "Vocês já se beneficiaram de um mercado aberto e competitivo", disse ele aos operadores de cabo. Para o presidente da FCC, a indústria de provedores de banda larga, entre eles os operadores de cabo, tem um papel mais amplo em sustentar um ecossistema maior e extremamente importante para o futuro dos EUA. Ele disse esperar que as empresas mantenham seus investimentos em banda larga e que mantenham o compromisso de uma Internet aberta.

Como sinalização positiva para a indústria, Wheeler mencionou o esforço de ajustar a regulamentação de acesso a postes e também disse que a FCC irá considerar a adoção de uma definição independente de tecnologia para os provedores de vídeo multiprogramado (MVPD), de modo a incluir nesse ambiente as empresas de internet e assim criar um ambiente de simetria regulatória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!