Proteste ataca Anatel por discrepância na pesquisa de satisfação do consumidor

A associação de consumidores Proteste emitiu comunicado nesta segunda-feira, 6, no qual afirma que a Anatel tentou esconder parte da pesquisa que mediu a satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações. Segundo a entidade, a atitude da agência "não condiz com a responsabilidade e obrigação que ela tem de transparência com informações de interesse do consumidor". A Proteste cita dados veiculados em reportagem da revista Veja que afirma que teria havido uma omissão de dados no relatório, apontando que a Anatel não fez, de forma deliberada, uma comparação com índices de dez anos atrás.

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Nos novos dados divulgados nesta segunda, em São Paulo, o índice de satisfação caiu de 77,5% em 2002 para 60% no ano passado em telefonia móvel pré-paga. Para os usuários que possuem um aparelho pós-pago, a satisfação caiu de 71,4% para 53,7%; e nesse período a base total de telefonia móvel saiu de 35 milhões para 262 milhões de acessos. Na telefonia fixa residencial, o índice caiu de 72,1% para 58,9% nesses dez anos. Até mesmo na TV paga houve queda: de 68,2% para 51,6%.

A associação já havia encaminhando no final de abril um ofício à Anatel questionando a metodologia da pesquisa empregada. Na época, a entidade afirmou: "a dúvida é como pode ter avaliação positiva um setor campeão de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor".

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