Assinante de DTH é o mais satisfeito, aponta estudo da Anatel

A Anatel apresentou nesta segunda, 6, o resultado da pesquisa de satisfação do usuário dos serviços de TV por assinatura. Trata-se de um estudo amplo que aborda todos os serviços de telecomunicações, que já teve os resultados dos outros serviços divulgados. O estudo, realizado pelo instituto de pesquisa Meta, contou com 200 mil entrevistas, realizadas em 2012. Apenas para a TV por assinatura, foram entrevistados aproximadamente 28,7 mil assinantes do serviço de DTH, 8,5 mil assinantes de MMDS e 21,5 mil assinantes de cabo.

Notícias relacionadas
A pesquisa adotou um índice de satisfação com o serviço, com uma nota de zero a cem. Segundo Flávio Silveira, diretor da Meta Pesquisa de Opinião, o índice considerado satisfatório é de 62,5. Os fatores presentes nos questionários destinados a assinantes do serviço nas três plataformas foram atendimento ao assinante, preço, assistência técnica, equipamentos, pacotes de canais, cobrança e qualidade de som e imagem.

O índice geral de satisfação do serviço DTH foi de 72,2, enquanto do MMDS foi de 60,7 e do serviço de TV por assinatura via cabo foi de 56,5.

Entre os assinantes de DTH, menos de 1% se mostrou totalmente insatisfeito com o serviço e mais de 77% declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos. No índice de satisfação do consumidor, destacaram-se equipamentos e cobrança, com as médias 81,97 e 79,38, respectivamente. Os fatores com índice mais baixos foram atendimento ao assinante, com 57,14, e pacotes de canais, com 60,6.

No MMDS, menos de 9% dos entrevistados mostraram-se insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos com o serviço, enquanto 50,9% estavam satisfeitos ou muito satisfeitos. Já em relação ao serviço de banda larga prestado por MMDS, aproximadamente 31% ficaram insatisfeitos ou muito insatisfeitos, enquanto 45% declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos. No índice de satisfação, qualidade de som e imagem e preço foram os pontos menos populares, com valores abaixo de 45. Atendimento ao assinante e equipamentos ficaram com "nota" um pouco acima de 70.

Em relação à plataforma cabo, mais da metade dos entrevistados (55,43%) declarou-se nem satisfeito, nem insatisfeito. Ninguém afirmou estar totalmente satisfeito e 35,79% afirmou estar satisfeito. No fator qualidade de som e imagem, ninguém declarou-se satisfeito ou totalmente insatisfeito, enquanto 69,73% afirmaram não estar satisfeitos nem insatisfeitos. Mais de 53% afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço de banda larga por cabo. No índice de satisfação dos assinantes de cabo, ficaram acima do número considerado satisfatório os fatores cobrança, pacotes de canais, assistência técnica e atendimento ao assinante. No entanto, nenhum atingiu o valor 70. Equipamento e qualidade de som e imagem tiveram os índices mais baixos, 34,36 e 41,42, respectivamente.

Para Roberto Pinto Martins, superintendente de acompanhamento de ovrigações da Anatel, os índices de satisfação deveriam ser mais altos. "Se fosse um aluno, o setor de telecomunicações estaria perto de reprovar de ano", brincou. Sobre a comparação entre as plataformas, ele ponderou que o perfil dos assinantes são diferentes, sobretudo do DTH, que recebeu novos assinantes que antes não tinham acesso à TV por assinatura. "Às vezes o usuário de avião está menos satisfeito que o usuário de ônibus. Não quer dizer que ônibus seja melhor que avião", disse.

Empresas

No DTH, todas as prestadoras presentaram índices de satisfação acima dos 62,5. Nossa TV, Via Embratel e Sky são as três primeiras colocadas, com 72,8, e 72, respectivamente. Em seguida vêm Oi TV, Telefônica TV Digital e CTBC, com 70,73, 67,71 e 67,02, na sequência.

No MMDS, ficaram acima da nota satisfatória, mas ainda abaixo de 70 pontos, GTV, SMTV Digital, TV Show Brasil, Viamax, Net/Jangadeiro e Super TV. Ficaram abaixo de 62,5, mas ainda acima de 60 no índice de satisfação Mais TV/TV Filme, TVA, Jet e Net. FlexTV ficou com 55,14.

Na plataforma cabo, a pesquisa separou as 10 maiores empresas na comparação do índice de satisfação do consumidor. Todas elas ficaram com índice abaixo de 62,5. A TV Jangadeiro foi a que apresentou o melhor índice (60,42), enquanto a TV Cidade foi a pior qualificada (53,69). O índice médio das dez maiores foi de 56,5.

Excetuando-se as dez maiores empresas, a Televigo apresentou o maior índice (67,63) e a TV Nordeste ficou em último, com 49,74.

Comparativo

A Anatel apresentou ainda uma comparação com a pesquisa de satisfação anterior, realizada em 2002. De todos os serviços de telecomunicações pesquisados, o de TV por assinatura por DTH foi o único que apresentou queda no índice de satisfação na pesquisa de 2012 em relação àquela feita dez anos antes.

Segundo Flávio Silveira, da Meta Pesquisa de Opinião, no entanto, a melhor comparação possível não é exata. "É a melhor comparabilidade possível, mas ainda não é a desejável", disse.

Para Alexandre Annenberg, da ABTA, esta flutuação negativa se dá porque as expectativas do usuário são maiores hoje e "não há como mensurar a expectativa". Roberto Pinto Martins, no entanto, diz que o que as pesquisas mostram é que as empresas não acompanharam as demandas dos usuários.

O DTH apresentou índice de satisfação de 71,6, em 2002, contra 72,1 em 2012. No índice dos fatores pesquisados houve flutuação negativa para atendimento do assinante, pacote de canais e assistência técnica.

O índice de satisfação do consumidor com o serviço de MMDS caiu de 72, em 2002, para 57,9, no ano passado. O único fator que apresentou índice maior foi atendimento ao assinante (72,8, contra 73,5).

No cabo, o índice de satisfação caiu de 68,2 para 51,6 em dez anos. O único fator individual que melhorou neste período foi preço, que subiu no índice de 49,6 para 53. A satisfação com os canais caiu de 69,9 para 14,9.

A apresentação da Anatel pode ser acessada neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!