Provedores de Internet localizados em cidades pequenas e médias estão adotando a tecnologia de fibra óptica para chegarem aos clientes. Esse movimento acontece porque a solução tradicional, que usa trasmissão por rádio, acaba apresentando interferências quando o provedor atinge um grande número de clientes. A informação é de Nelson Saito, representante do capítulo latino-americano do FTTH Council e executivo da Furukawa.
O executivo garante que hoje em dia os sistemas em fibra-óptica chegaram a um tal nível de custo que mesmo uma pequena empresa consegue adotá-los. O problema para esses empresários é a falta de linhas de crédito para que possam modernizar as suas instalações. De acordo com Reinaldo Jeronymo, outro membro do conselho do capítulo latino-americano do FTTH Council, o BNDES não dispõe de linhas específicas para os pequenos provedores.
Nelson Saito estima que no Páis existam cerca de 20 empresas adotando o FTTx no lugar dos tradicionais sistemas de rádio. O tempo médio para retorno do investimento é de dois a três anos, segundo ele. "Todos os business plan que temos conhecimento se viabilizam mesmo em cidades pequenas", afirma.
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