Resultado da TIM foi "decepcionante" na opinião de analistas

As ações da TIM Participações já responderam ao fraco desempenho da operadora no primeiro trimestre do ano. O pregão desta terça-feira, 6, fechou com as ações preferenciais e ordinárias entre as maiores baixas do dia, com queda de 8,07% para a primeira e 8,38% para a segunda. Eduardo Roche, analista de telecom do Banco Modal, resume a forma com que o mercado recebeu os números. "Muito ruim. Muito ruim mesmo. Decepcionante".
Na avaliação dele o resultado da companhia está indo contra o de todas as outras empresas do setor que conseguiram margem Ebtida muito maior no mesmo período. Ele cita, por exemplo, a Oi que no primeiro trimestre do ano registrou margem de 33%. "A empresa precisa de um gerenciamento muito bom de controle de custos para melhorar essa rentabilidade que ficou muito aquém da história da companhia e das margens do setor", diz ele. "Pode ser um movimento pontual, mas eles precisarão de muito esforço para cumprir o guidance", completa, referindo-se às expectativas de resultados para o ano. Diante do fraco desempenho, a TIM reviu o crescimento da receita para o ano de 12% para 9%. No caso da margem Ebtida a expectativa foi mantida em 23%.
Mesmo retirando o efeito do aumento da provisão para devedores duvidosos (PDD), que impactou em R$ 95 milhões o Ebtida da companhia, a margem seria de 21%, o que ainda é abaixo da expectativa da Brascan Corretora, por exemplo (22,5%). Beatriz Batelli, analista da Brascan, ainda compara a queda do Arpu da TIM (14%) com a queda do Arpu da Vivo no mesmo período (4%). "Uma pequena queda é normal por causa da sazonalidade do período, mas na TIM caiu demais", diz ela. Perguntada se a operadora conseguiria cumprir o guidance de margem para o ano, ela lembrou que o desafio será grande por causa da entrada da Oi em São Paulo no segundo trimestre e pela datas festivas como Natal no segundo semestre. "As datas festivas sempre pressionam as margens para baixo", afirma.

Notícias relacionadas
Um outro analista que preferiu não se identificar tem, no entanto, mais dúvidas sobre o cumprimento da meta de margem para o ano. "A gente acaba ficando com um pouco de receio, sim", diz ele. A empresa reportou um índice de PDD equivalente à 9,6% da receita líquida de serviços, mas espera que ao longo do ano esse número caia para 6% o que é considerado normal. No entanto, este analista considera que mesmo os 6% é um índice alto comparando com outras empresas do setor. Todos os analistas ouvidos por este noticiário estão reavaliando suas análises e preferiram, por enquanto, não emitir nenhuma recomendação sobre compra ou venda das ações da TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!