Redução do Fistel ainda impactou pouco a IoT, diz diretor da American Tower

Diretor de fibra e desenvolvimento de negócios da American Tower, Daniel Laper

Apesar de ter sido sancionada em dezembro de 2020, ainda é difícil sentir o impacto da Lei 14.108/2020, que isenta dispositivos de Internet das Coisas e M2M de pagamento de Fistel, Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e de Condecine pelo prazo de cinco anos. Na opinião do diretor de fibra e desenvolvimento de negócios da American Tower, Daniel Laper, a questão vai além dos benefícios tributários. 

Questionado se já é possível mensurar se o mercado de Internet das Coisas foi impulsionado pela legislação, Laper disse que houve pouco impacto e que é preciso ainda ganhar escala. "Na prática, no IoT muitas vezes vem o dilema do ovo e da galinha: um volume grande permite ao preço cair, e quando o preço cai leva ao aumento do volume", afirma ele. Mas ele ressalta que o negócio para esse mercado deveria ser de "bits, centavos e bilhões". 

A questão é que, se por um lado há redução de tributos na conexão em si, ainda há vários elementos da cadeia toda que continuam sendo afetados e que poderiam ser beneficiados. "Acho que tem muito espaço para esse negócio acontecer, tem a cadeia toda", declara o diretor da American Tower durante participação no Fórum de Operadoras Inovadoras 2022, evento organizado por Mobile Time e TELETIME, nesta quarta-feira, 6. 

Notícias relacionadas

Parceria público-privadas

Uma das estratégias da companhia é a de parcerias com poder público. Laper citou pesquisas que identificaram no mercado 460 iniciativas de parcerias público-privadas em iluminação pública, com projetos totalizando R$ 18 bilhões, e R$ 1,8 bilhão previstos em investimentos privados apenas para 2022. Caso de uso citado pelo executivo é o do Recife, que foi a primeira capital a instalar sistema de telegestão com a tecnologia LoRaWAN em larga escala para conectar 10 mil luminárias com gestão remota, medição de consumo individualizado, dimerização (controle da intensidade da luz). 

A rede LoRaWAN da American Tower é uma rede neutra lançada já há três anos, e que contabiliza 5 bilhões de mensagens transmitidas, 5 milhões de conexões em acordos firmados e uma cobertura de 67% do PIB nacional, incluindo todas as capitais. A companhia ainda tem rede neutra fixa com a infraestrutura de 24 mil km de fibra, além de 23 mil torres. No ecossistema de IoT, a operadora tem 130 parceiros, 200 soluções e 16 acordos de cooperação tecnológica. Além disso, contabiliza 18 pilotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!