O Google começou a investir mais no mercado de casas conectadas e Internet das Coisas no Brasil. A companhia lançou nesta terça-feira, 6, a versão de caixa de som inteligente com recursos de assistente por voz integrados, o Google Nest Audio. Em comunicado, a gigante de tecnologia afirma que o objetivo é "criar uma casa mais útil, a partir de dispositivos e serviços que cuidem e ajudem as pessoas, sempre respeitando nossos Princípios de Privacidade e Segurança".
Um dos mecanismos para isso está no interruptor exclusivo para desligar o microfone, com indicação por led colorido quando o recurso estiver desativado. O Google garante ainda que é possível controlar quais dados são utilizados para "personalizar as experiências", além de poder apagar histórico de ações e pesquisas por meio do monitor Minhas Atividades no aplicativo Google Home ou no site específico.
Por meio do aparelho, é possível conectar TVs, lâmpadas e plugues inteligentes. Desta forma, o usuário pode controlar esses outros aparelhos também pelo Google Assistente. A companhia cita marcas brasileiras e internacionais compatíveis, como Positivo, Multilaser, TCL, iRobot, LG e Sony.
O Nest Audio é mais robusto do que o Nest Mini, vendido no Brasil desde novembro de 2019. A empresa afirma que o equipamento foi concebido por especialistas de áudio para ter um perfil de som equilibrado entre graves, médios e agudos (o tweeter é de 19 mm, o mid-woofer é de 75 mm). Diante disso, o aparelho é mais premium, sendo vendido por R$ 849 no País. A empresa dá três meses de YouTube Premium em caráter promocional para quem nunca foi assinante.