As operadoras de telefonia móvel enviaram, desde o dia 13 de março, cerca de 106 milhões de SMS com informações que indicam como enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19), além de alertas para os sintomas da doença. A medida faz parte de uma série de ações adotadas pelas operadoras para auxiliar o combate da doença, tais como a ampliação do acesso aos serviços para os usuários, divulgação de campanhas de informação à sociedade e elaboração de políticas internas para preservar os clientes e funcionários das empresas.
As mensagens enviadas seguem orientação do Ministério da Saúde, da Defesa Civil e da Anatel e abordam temas como a importância de as pessoas permanecerem em suas residências, só saírem de casa em caso de urgência ou emergência, evitar prática de atividades físicas ao ar livre e outras medidas para o controle da covid-19.
Viajantes
Para os usuários dos serviços que transitam por aeroportos internacionais do País, foram enviados 763 mil SMS com mensagem de alerta para os sintomas do novo coronavírus.
O texto da mensagem enviada por SMS é: "#Coronavírus – Se você tiver febre e tosse ou falta de ar e sentir o agravamento dos sintomas, ligue 136 ou acesse https://coronavirus.saude.gov.br/". As mensagens são gratuitas e todo o custo do envio fica a cargo das prestadoras.
Outras ações
As operadoras também participam de outras campanhas, como o envio de SMS com alertas para o risco de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos e baixa umidade do ar. Desde quando o serviço foi criado, em 2017, quase um 1 bilhão (855 milhões) de mensagens já foram enviadas aos usuários cadastrados para receber os alertas.