Mercado brasileiro de smartphones cresce 55% em 2014 e caminha para o 4G

O mercado brasileiro de smartphones cresceu 55% em 2014, quando vendeu 54,5 milhões de aparelhos, segundo levantamento da IDC divulgado nesta segunda-feira, 6. Isso equivale a um ritmo de compras de 104 dispositivos por minuto durante o ano – na análise da entidade, o desempenho poderia até ter sido melhor, não fossem fatores como a Copa do Mundo e as eleições, embora cite também a alta do dólar, que só realmente mostrou variação significativa em 2015. Somente no quarto trimestre, o Brasil bateu recorde com a venda de 16,2 milhões de smartphones, aumento de 43% no comparativo anual e de 14% em relação ao terceiro trimestre de 2014.

Notícias relacionadas
O estudo afirma ainda que o LTE vem ganhando força e deve se tornar a preferência: 15% dos dispositivos vendidos no ano passado possuíam a tecnologia 4G. Em 2015, essa proporção deverá ficar entre 30% e 35%, ainda mais se considerando o barateamento dos chipsets compatíveis com a quarta geração.

Para este ano, a previsão para o mercado de smartphones em geral é de crescimento de 16%, "apesar do cenário econômico desfavorável", totalizando assim 63,3 milhões de unidades comercializadas. A expectativa se justificaria por uma "popularização cada vez maior do smartphone, atuação da rede varejista e movimento de lojas conceito". A avaliação também é de que o consumidor brasileiro estaria mais atento à relação custo-benefício dos aparelhos, optando por dispositivos intermediários. O sucesso de vendas do smartphone mais vendido do Brasil, o Moto G, indica isso.

A IDC aponta ainda para a estimativa de que o País tem 95% do mercado concentrado em seis marcas (não diz quais são, mas provavelmente são encabeçadas por Samsung, Motorola e LG), o que não aconteceria em países emergentes. A análise da empresa é que o brasileiro valoriza a marca dos smartphones, e que, por isso, novos players – como a Xiaomi, por exemplo – terão de enfrentar um "grande desafio" para se estabelecer.

Quarto maior mercado do mundo

Contabilizando também os feature phones, o mercado brasileiro encerrou o ano passado com a venda de 70,3 milhões de aparelhos, aumento de 7% em relação a 2013. O País fica assim atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia no ranking de países com maior mercado de celular do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!