Volta a crescer número de casas com telefone fixo

Mesmo com a explosão da telefonia móvel e, ao contrário do que muita gente pode supor, a pesquisa TIC Domicílios 2009, divulgada nesta terça-feira, 6, pela Cetic.br, revelou que cresceu o número de domicílios com telefones fixos entre 2008 e 2009, após quatro anos consecutivos de queda neste indicador. Segundo o levantamento, esse percentual cresceu de 40% para 44%, puxado, principalmente, pela região Sudeste, que registrou crescimento de 7% no período.
Segundo Juliano Cappi, analista de informações da Cetic.br, o fenômeno é facilmente compreendido a partir de alguns fatores. "O custo da tarifa de telefonia móvel ainda é alto e algumas operadoras disponibilizaram combos (serviços integrados de TV, Internet e telefonia) por meio de uma política agressiva de preços", diz.
Apesar do crescimento significativo da telefonia fixa, a penetração da telefonia móvel é muito maior, da ordem de 78%, segundo o levantamento do Cetic.br.

Notícias relacionadas
Internet fixa
O estudo também revelou um considerável crescimento do número de casas com computador entre 2008 e 2009. Durante o período, cresceu 29% o número de residências com computador. Ou seja, 18,3 milhões de lares (32%) hoje têm PC, ante 13,9 milhões em 2008 (25%).
Porém, apenas 13,5 milhões têm computadores conectados à web, ou seja, há praticamente 5 milhões de PCs desconectados da Internet. Apesar disso, o número de domicílios com Internet cresceu 35% entre 2008 e 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!