Empresa oferece serviço de checagem de números "do not call"

Para auxiliar as companhias de telemarketing, a Neoassist, empresa que desenvolve plataformas para contact center, lançou este mês um serviço de checagem às listas de telefones cadastrados por consumidores em Procons estaduais para não receberem chamadas de televendas. Calcula-se que hoje haja mais de 700 mil linhas telefônicas fixas e móveis cadastradas nas chamadas listas de "do not call" no Brasil.
O serviço da Neoassist foi criado a partir de uma demanda da General Motors, seu primeiro cliente, e agora está disponível no mercado exatamente quando se completa um ano em vigor da primeira lei estadual para bloqueio de chamadas de televendas, criada em São Paulo. Nos últimos 12 meses, outros cinco estados adotaram leis similares: Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Segundo a Neoassist, os números atuais de linhas "bloqueadas" para recebimento de chamadas de televendas por estado são os seguintes: 610 mil linhas em São Paulo; 61 mil no Paraná; 15 mil no Rio Grande do Sul; 11 mil no Espírito Santo; 3,5 mil no Mato Grosso do Sul e 500 na Paraíba.
O que o serviço da Neoassist faz é integrar o discador da empresa de call center a uma base de dados atualizada diariamente com as listas de telefones cadastrados para não recebimento de chamadas de marketing direto. Assim, uma ligação que infringisse a lei é impedida automaticamente. Para call centers que não tenham discador, a Neoassist permite que o operador faça uma consulta manual via web à sua base de dados. Uma terceira alternativa é a empresa de call center enviar a lista de números para o qual deseja ligar e a Neoassist a devolve informando quais podem ser chamados e quais não podem.

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Antes da integração, a Neoassist provê uma consultoria jurídica para o cliente, informando os estados em que há leis desse tipo em vigor e as diferenças entre elas. Em alguns estados a multa para quem descumprir a legislação pode chegar a R$ 3 milhões. Também faz parte do pacote da Neoassist um relatório quinzenal informando a situação atual de tramitação de leis similares em outros estados. O preço pelo serviço varia de acordo com a quantidade de consultas realizadas por mês. O novo serviço representará até 15% da receita da Neoassist em 2010, informa o diretor comercial da empresa, Albert Deweik.

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