A operadora Viasat realizou com sucesso a primeira demonstração da tecnologia D2D (direct-to-device, ou conectividade direta para dispositivos) voltada para o setor automotivo na América do Sul.
O experimento foi conduzido no Brasil a partir de satélites em banda L da Viasat e da rede da Skylo, em parceria com as empresas Guardian Car, Quectel e Acceleronix. Os testes ocorreram ao longo de quatro meses entre Blumenau (SC) e Curitiba (PR), utilizando a infraestrutura de rede não terrestre (NTN) baseada nos padrões 3GPP.
A expectativa é de que os testes abram caminho para a adoção da solução no segmento de transportes – permitindo que veículos se conectem diretamente a satélites para rastreamento, monitoramento e comunicação por mensagens.
A empresa brasileira de monitoramento veicular Guardian Car liderou os testes. Enquanto isso, a Quectel (fornecedora de soluções IoT) forneceu módulos de comunicação via satélite CC660D-LS NTN, combinados com antenas de alto desempenho.
Segundo a Viasat, a tecnologia permitiu que os veículos alternassem automaticamente entre redes satelitais e celulares, garantindo conectividade contínua, mesmo em áreas remotas.
A tecnologia D2D, habilitada pelo padrão 3GPP Release 17, permite que dispositivos como veículos, celulares e máquinas industriais se conectem diretamente a satélites sem a necessidade de terminais especializados. No setor automotivo, as aplicações incluem rastreamento de posicionamento, manutenção preditiva, assistência emergencial e monitoramento em tempo real da cadeia de suprimentos.
"Com a funcionalidade de conexão direta para dispositivos a um custo acessível, há uma grande oportunidade para adoção em larga escala em todo o País. Essa conectividade via satélite tem o poder de aumentar a segurança dos motoristas em áreas isoladas sem cobertura celular, além de oferecer dados valiosos em tempo real para diversas finalidades, contribuindo, assim, para um setor de transportes mais eficiente e sustentável" disse o diretor geral da Viasat Brasil, Leandro Gaunszer.
Ecossistema
Atualmente, a Viasat desenvolve um ecossistema de conectividade direta para dispositivos, reunindo fabricantes de chipsets, operadoras móveis (MNOs), montadoras e provedores de soluções para expandir suas capacidades de rede MSS, já utilizadas em serviços de segurança marítima e aérea.
Recentemente, a empresa aderiu à 5G Automotive Association – em um movimento para impulsionar aplicações de transporte conectado, após três demonstrações para dispositivos móveis na Índia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos no último trimestre.