Dados de acessos dos serviços de telecom em janeiro publicados pela Anatel indicaram uma leve queda no mercado de telefonia móvel durante o primeiro mês de 2025. Na banda larga também houve retração, embora os números ainda possam ser corrigidos.
No primeiro caso, o Brasil fechou janeiro com 263,3 milhões de linhas móveis. Foram cerca de 72 mil desconexões líquidas no mês, resultado de retração mensal no mercado de Internet das Coisas (-149 mil acessos). Essa queda em IoT não chegou a ser compensada pelo aumento nas linhas humanas "padrão" no mês (+ 76 mil).
Na soma total de acessos, a Vivo possuía 102,2 milhões de linhas móveis em janeiro após -70 mil desconexões líquidas; em seguida vieram os 87,2 milhões de assinantes da Claro (com +105 mil novos acessos líquidos positivos); e os 62 milhões da TIM (com desconexões de -48 mil no mês). Os três casos consideram tanto os acessos humanos quanto os de IoT.
Já entre as novas entrantes, a Brisanet trouxe 39 mil novos acessos em janeiro e a Unifique, 11 mil, também mostram os dados.
Se excluídos acessos de Internet das Coisas e consideradas apenas linhas humanas, a situação de janeiro tinha Vivo (84,9 milhões de chips), Claro (72,2 milhões) e TIM (55,9 milhões). As duas primeiras aumentaram 27 mil e 64 mil acessos "padrão" no mês, na ordem, enquanto a última teve recuo de 127 mil acessos líquidos.
No segmento, a migração para o serviço pós-pago também segue ocorrendo. A Claro teve saldo líquido positivo de 258 mil novos chips pós-pagos "humanos" no primeiro mês do ano, seguida de 249 mil da Vivo e 74 mil da TIM.
Banda larga fixa
O mercado de banda larga também recuou em janeiro, para 51,5 milhões de acessos reportados pelas operadoras, ante 52,1 milhões em dezembro (diferença de cerca de 600 mil contratos).
Os dados ainda devem ser corrigidos nas próximas divugalções, visto que apenas 8,1 mil empresas enviaram as informações do primeiro mês de 2025, contra 8,7 mil no período anterior.
Entre os grandes grupos, os destaques seguem sendo Vivo (+64 mil adições líquidas em janeiro) e Claro (+41 mil). No segmento de provedores de pequeno porte, algumas empresas com crescimentos relevantes foram Surf (+20 mil acessos com oferta baseada em rádio), Brisanet (+14 mil) e Desktop (+10 mil).
A Claro segue líder na banda larga brasileira, com 10,2 milhões de assinantes, seguida da Vivo (7,3 milhões). Em janeiro o terceiro grupo do segmento ainda era a Oi, com 4,3 milhões de acessos, mas neste mês de março a empresa finalizou a venda da sua unidade de fibra para o grupo V.tal; no negócio estão incluídos 4,1 milhões dos assinantes.