Grupo TIM aponta caminho para lucratividade sem NetCo

Imagem: Danilo Paulo/Teletime

Após divulgar os resultados financeiros preliminares de 2024 em fevereiro, o Grupo TIM (antiga Telecom Italia), dono da TIM Brasil, aponta que, ainda que não tenha fechado o ano passado no azul, está retornando à lucratividade como consequência de sua estratégia de venda de ativos.

A operadora informou que registrou prejuízo líquido de 364 milhões de euros em 2024, reduzindo em 67% o volume de perdas em relação ao ano anterior, de acordo com as demonstrações financeiras aprovadas pelo conselho de administração.

Contudo, se analisado apenas o segundo semestre, quando já não contava com a NetCo em suas operações, a companhia obteve lucro líquido de 139 milhões de euros. Na prática, o resultado negativo ocorreu porque o Grupo TIM reportou perdas de 503 milhões entre janeiro e junho de 2024.

Notícias relacionadas

"O Grupo confirma os resultados preliminares analisados pelo Conselho de Administração e a melhora dos negócios após a alienação da NetCo, que trouxe um aumento significativo nas margens operacionais e um retorno ao lucro consolidado no segundo semestre do ano", destacou a operadora.

Vale lembrar que a empresa concluiu o processo de venda da unidade de rede fixa ao fundo norte-americano KKR no dia 1º de julho de 2024 – ou seja, no primeiro dia do segundo semestre. O negócio foi avaliado em até 22 bilhões de euros.

Além disso, o balanço aprovado pelo conselho confirma os números anteriormente reportados pela TIM.

Em 2024, as receitas e o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do grupo avançaram 3,1% e 8,3%, respectivamente, em uma comparação que desconta a influência da NetCo nos negócios. A dívida financeira líquida ajustada após aluguéis ficou em 7,26 bilhões de euros ao fim do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!