O Grupo Furukawa Electric anunciou, nesta quinta-feira, 6, que suas operações globais de cabos de fibra óptica serão integradas a partir de abril sob uma nova marca, a Lightera. A estrutura unificada contempla as unidades da empresa no Japão, nos Estados Unidos (OFS Fitel) e na América Latina (FEL).
A marca terá Foad Shaikhzadeh, atual CEO da região Latam, como chairman e CEO. Já Holly Hulse, CEO da OFS, ocupará as funções de presidente e COO.
"Estamos entusiasmados em unificar nossas operações sob a marca Lightera, aproveitando nossa expertise global para impulsionar a inovação, a eficiência e o crescimento", disse Shaikhzadeh, em nota. "Ao integrar nossos recursos, poderemos atender melhor nossos clientes em todo o mundo e contribuir para moldar o futuro da conectividade em fibra óptica", acrescentou.
Em comunicado, a empresa destacou que a criação da nova marca reflete o compromisso do grupo em atender demandas de diversas indústrias, como Inteligência Artificial (IA) generativa, data centers, telecom (5G e 6G), serviços públicos, medicina, aeroespacial, defesa e sensoriamento.
Inclusive, a respeito do nome, a empresa disse que Lightera "simboliza uma nova era impulsionada pela luz, refletindo o potencial do progresso tecnológico e cultural".
A organização unificada terá quatro divisões regionais:
- América do Norte (NAR), incluindo a operação global de Specialty Photonics;
- América Latina (Latam);
- Europa, Oriente Médio e África (EMEA);
- Ásia-Pacífico (APAC).
O lançamento oficial da marca está previsto para ocorrer no dia 1º de abril, na OFC Conference, em São Francisco, na Califórnia (EUA).