Uma aposta da Cisco apresentada no MWC 2025, que aconteceu esta semana em Barcelona, é uma implementação de chamadas de emergência sobre as redes de Wi-Fi OpenRoaming.
O OpenRoaming, que é parte da padronização do Wi-Fi (ou seja, funciona em qualquer equipamento de acesso mais recente), permite que uma parte da banda de cada access point seja aberta ao uso de usuários previamente logados em outras redes. Para se ter uma ideia, apenas nos EUA já existem mais de 650 milhões de Access Points de WiFi abertos para OpenRoaming, o que significa que usuários podem se conectar livremente a estas redes. No Brasil a implementação ainda é limitada por questões comerciais dos fabricantes de Access Points.
A chamada de emergência por meio do WiFi permite que qualquer dispositivo móvel conectado a uma rede OpenRoaming possa discar o número de emergência, e a chamada será direcionada na forma de uma ligação SIP (por meio do protocolo IP) a um operador emergencial, que fará a interconexão com a rede pública e já enviará, automaticamente, a localização de onde é feita a chamada, mesmo que o smartphone esteja fora da área de cobertura em uma rede móvel.
Os Access Point de Wi-Fi conseguem, a depender do modelo, se auto-localizar em relação a outros aparelhos, e se localizarem por meio de sinais de GPS captados, mesmo que com baixa intensidade (em ambientes indoor, por exemplo). Quando uma chamada de emergência é feita, essa informação é passada automaticamente para o sistema de gestão das ligações.
O modelo pode ser utilizado no Brasil e é importante para suprir uma limitação regulatória criada com o fim das concessões de telefonia fixa, o que limitou a perspectiva de operadoras oferecendo o serviço de três dígitos (como190, 192, etc.) para serviços públicos. Mas para que as chamadas de emergência por Wi-Fi possam acontecer dependeria, primeiro, da liberação do OpenRoaming dos dispositivos instalados (o que passa pelas operadoras e fabricantes) e de um arranjo com a Anatel para que houvesse um operador de emergência fazendo a interface e direcionando a chamada para o órgão adequado (polícia, bombeiros e etc.).