Novas redes para Internet das Coisas serão debatidas no Fórum de Operadoras Alternativas

A Internet das Coisas (IoT) está ganhando força nas mais variadas verticais. As aplicações, contudo, dependem de redes para a transmissão de dados. Como muitas dessas aplicações utilizam sensores espalhados ao ar livre, seja em cidades ou no campo, em geral são usadas redes sem fio para o tráfego de dados. Mas qual é a melhor rede neste caso? O tráfego pela rede celular tradicional pode ser inviável comercialmente para determinados serviços de IoT. Por isso, cresce a demanda por redes de baixo consumo de energia, ampla cobertura e baixo custo por Kb, voltadas especialmente para a Internet das Coisas. É o caso daquelas que usam os protocolos Sigfox e Lora. Ao mesmo tempo, as operadoras tradicionais pretendem contra-atacar, com ofertas mais acessíveis a partir do 5G e também com o padrão NB-IoT. Outra questão pertinente diz respeito à escolha entre montar uma rede de IoT privada ou adotar uma rede pública. Há vantagens e desvantagens em cada caso.

As opções disponíveis de novas redes para IoT e as vantagens e desvantagens de cada uma delas serão debatidas em painel durante o Fórum de Operadoras Alternativas, no dia 26 de março, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados para esse painel: Eduardo Iha, diretor de negócios da WND; Luis Viola, diretor de tecnologia da Abinc; e José Gontijo, diretor do departamento de inovação digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O seminário contará também com painéis e palestras sobre MVNOs, operadoras de Wi-Fi, uso de 700 MHz pelas Forças Armadas e até redes sem fio montadas do alto de balões. Alguns dos outros palestrantes confirmados são Cristiano Barata Morbach, vice-presidente de canais dos Correios; Jonas Trunk, presidente da Linktel; Nuno Simões, diretor sênior de IoT para a América Latina da Qualcomm; Olinto Santana, CEO da Movttel; Rodrigo Duclos, Chief Digital Officer da Claro; Tomás Fuchs, presidente da Datora; Wagner Sansevero, CEO da Wi-Fi Legal; e o general Antonino dos Santos Guerra Neto, do Exército Brasileiro. A programação atualizada está disponível no site www.operadorasalternativas.com.br.

Notícias relacionadas

O Fórum de Operadoras Alternativas é organizado por Mobile Time e Teletime. Ingressos podem ser comprados através do telefone/WhatsApp 11-3138-4621, pelo email eventos@mobiletime.com.br ou pela plataforma on-line Sympla.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!