Publicidade
Início Teletime WhatsApp começa a testar chamadas de áudio

WhatsApp começa a testar chamadas de áudio

Desde a Mobile World Congress do ano passado, o WhatsApp promete a função de realizar chamadas por áudio pelo aplicativo. Agora, o recurso está finalmente saindo do papel, embora ainda em fase de testes para um seleto grupo, mas que está se difundindo rapidamente entre os usuários. Dessa forma, é possível fazer ligações over-the-top (OTT) consumindo apenas dados, como já acontece com aplicativos semelhantes, como Viber, Facebook Messenger e Skype.

Notícias relacionadas

A função está disponível em versões mais recentes do aplicativo para Android e iOS, mas apenas quem tem o recurso liberado pode ligar para o contato desejado. Uma vez realizada a chamada, se o programa estiver atualizado – no caso do Android, talvez seja preciso baixar o arquivo de instalação (APK) no site do próprio WhatsApp, em vez da Google Play Store -, o usuário que recebeu a ligação poderá agora ligar também para os contatos.

Em testes realizados por este noticiário, no entanto, não foi possível concluir chamadas para contato com iOS – o serviço diz que é necessário atualizar o app para receber chamadas, embora a App Store não acuse uma nova versão para atualização. Para Android, no entanto, foi possível receber chamadas mesmo antes de atualizar o app, embora tenha sido necessário baixar o APK no site para poder só então poder habilitar a função.

A qualidade do áudio é o que se pode esperar de um app de mensagens comum: boa, com alta definição e sem quedas, desde que sua conexão seja razoável. A interface não muda muito no WhatsApp em si. Agora aparece uma nova aba de "Ligações" (em português mesmo), além de "Conversas" e "Contatos". Nessa aba, o ícone de nova conversa muda de uma janela de texto para um telefone. Esse novo ícone aparece também ao lado do contato em janelas privadas. Em novas chamadas, há um aviso de que a chamada poderá consumir os dados do plano da rede móvel.

Em seu blog oficial, ainda não há confirmação do WhatsApp de quando o recurso de chamadas OTT será liberado para todos. Até então, o aplicativo mostrava opção de ligação, mas apenas por meio de chamadas telefônicas convencionais. Com isso, a empresa do Facebook enfim implanta a arma que era considerada pelos rivais como o grande diferencial delas – há alguns meses, a companhia lançou outra aguardada função, a versão Web do app, embora ainda compatível apenas com smartphones Android, BlackBerry e Windows Phone.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile