Projeto da Internexa promete acelerar acesso a conteúdo no Rio em 10 vezes

Utilizando uma plataforma que permite o gerenciamento de tráfego por rotas, a operadora de venda de capacidade no atacado Internexa afirma ter conseguido aumentar a velocidade de acesso a conteúdo no Rio de Janeiro em dez vezes. O projeto contou com a rede interligada da companhia, conectando o acesso ao conteúdo diretamente para São Paulo, onde ficam servidores e redes de distribuição de conteúdo (CDN, na sigla em inglês) que abrigam 90% do total nacional.

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Segundo explica o CEO da Internexa no Brasil, Rogério Antunes, a melhoria se deu pela otimização da rota do tráfego. "O conteúdo regional do Brasil, Argentina, Chile, e toda a conexão entre esses países agora não precisam mais ir até os Estados Unidos e voltar para se comunicar. Como a gente tem uma rede única, elas (as conexões) vão até o país e voltam, e com a quantidade que temos em nossa rede, não há necessidade de ir para fora", declara.

A companhia tem também acordos de interconexões com geradores de conteúdo internacionais e CDNs. "A gente localiza e coloca dentro de nossa rede, temos uns nós de conteúdo no Brasil, e a partir desse momento não precisa mais buscar lá fora." A proposta é utilizar a solução integrada da companhia, a IP Access NG, para conseguir menor latência e maior desempenho ao promover a interconexão – no caso, entre as capitais fluminense e paulista.

Antunes afirma que há previsões de crescimento no Brasil, podendo expandir essa oferta para além do eixo Rio-São Paulo, embora o foco seja nesses dois locais atualmente, incluindo fora das capitais. "A gente já está com cinco localidades no Brasil (além das duas cidades do projeto, há ainda Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre) e só temos três anos de existência; a gente está com crescimento relativamente rápido para pouco tempo de vida, e a ideia é continuar expandindo", afirma.

A Internexa tem atualmente 6,8 mil km de rede no Brasil, e a previsão de investimento é na rede paulista, aumentando em mais 4 mil km. A companhia vende serviços para outras operadoras, provedores de Internet e de TV paga.

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