Telefônica terá 500 "sites sustentáveis" até o final do ano

A Telefônica ativou nesta quarta, 6, o seu primeiro "site sustentável" de 4G em Brasília. A companhia chama o site de sustentável em função do baixo impacto visual da solução, desenvolvida pela própria companhia em conjunto com a indústria brasileira.

Notícias relacionadas
A antena é instalada em um poste de luz específico para a solução e todos os equipamentos ficam em uma caixa subterrânea. Antônio Carlos Valente, presidente da companhia, diz que o objetivo é ativar 500 sites deste tipo até o final do ano.

Como é necessário trocar o poste de luz, a Telefônica/Vivo fez um acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB) e, portanto, acordo semelhante deverá ser feito nas cidades que receberão o novo site – as seis sedes da copa das Confederações mais São Paulo.

De acordo com o diretor de tecnologia da Vivo/Telefônica, Leonardo Capdeville, os postes de luz têm uma vida útil de aproximadamente 15 anos, portanto, as empresas de energia têm interesse no acordo porque ganham um poste novo. Além disso, receberão da Telefônica/Vivo o pagamento mensal pelo uso da energia elétrica.

Segundo Capdeville, a empresa contratou o CPqD para melhorar o projeto e desenvolver fornecedores locais para que a solução possa ser produzida em escala. Ele acrescenta ainda que a empresa está disposta a abrir mão da patente para que a solução possa ser adotada por todo o setor.

A instalação do "site sustentável" depende da flexibilização das leis sobre antenas, já que em alguns casos elas impedem o uso de via pública para a instalação das antenas. "Na primeira semana de novembro foi assinado o decreto que permitiu que essa ação fosse concretizada. Ontem estivemos com o prefeito de São Paulo e usamos o exemplo de Brasília como legislação pioneira", declarou o presidente da Telefônica/Vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!