Países emergentes consumirão mais publicidade no celular, diz estudo

Um estudo recente divulgado pela Pyramid Research aponta que à medida que os índices de penetração dos serviços móveis continuam aumentando nos mercados emergentes, as receitas com publicidade no celular tende a crescer significativamente.
De acordo com o relatório da empresa, a publicidade pelo celular fará com que as receitas das operadoradoras com serviços de dados móveis aumente 10% nos próximos cinco anos.
Ainda segundo o estudo, os serviços de dados móveis deverão ser responsáveis por mais de 33% das receitas das operadoras em âmbito mundial até 2013, tornando esse mercado estratégico para as teles e uma grande oportunidade para os anunciantes.

Notícias relacionadas
Para Jan Ten Sythoff, gerente de conteúdo móvel da Pyramid e co-autor do estudo, as plataformas de publicidade móvel e de internet ganharão parte da participação de mercado dos formatos tradicionais anúncios no curto prazo, apesar do esperado declínio geral nas despesas publicitárias nos próximos dois anos.
A estimativa é que essas novas formas de publicidade crescerão mais com a recuperação econômica, prevista para ocorrer a partir de 2011.
"Até 2013, as plataformas móvel e de internet, juntas, serão responsáveis por aproximadamente 12% das receitas publicitárias nos mercados emergentes e por 30%, em países desenvolvidos", revelou Sythoff.
O relatório da Pyramid identifica oito mercados em desenvolvimento nos quais a publicidade móvel está ganhando terreno de forma mais acelerada: Brasil, China, Indonésia, México, Romênia, Rússia, África do Sul e Turquia.
Segundo o estudo, juntos, esses países serão responsáveis por mais de 35% dos assinantes móveis globais até 2013. "A África do Sul e a Indonésia destacam-se como mercados onde as receitas com publicidade móvel já superarão os gastos com propagandas na internet já neste ano", disse Sythoff.
De acordo com o analista, o desenvolvimento da publicidade móvel é beneficiado pela evolução das redes móveis 3G, mas até mesmo os serviços básicos, tais como os de mensagens patrocinadas e sistemas de alerta, estão possibilitando às marcas alcançarem uma audiência mais ampla e tirarem o máximo do canal móvel.
"Por exemplo, as abordagens via SMS podem ajudar as companhias a alcançarem mais de 60% da audiência móvel em mercados emergentes imediatamente, e
praticamente todos os assinantes em cinco anos", acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!