Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará o HackingChip: Digital Semiconductor Hackathon, uma competição voltada para o design de chips semicondutores.
No HackingChip, a proposta é apresentar os conceitos necessários para que os participantes possam desenvolver na prática o design de um chip semicondutor, oferecendo a oportunidade de utilização da plataforma ChipInventor.
A ChipInventor é uma plataforma que visa democratizar o design, simulação, testes, prototipagem e fabricação de chips semicondutores para praticamente qualquer empresa ou indivíduo. Estruturada em nuvem, ela integra ferramentas necessárias para projetos profissionais que atendem "desde o hobbista até o fabricante industrial".
O hackathon
Segundo a UFSCar, os participantes do hackathon terão a experiência de pensar, desenhar, simular e dar forma final a um chip – tudo isso em um dia. As inscrições devem ser feitas neste formulário online.
O HackinChip é uma iniciativa da ChipInventor e Von Braun Labs, em parceria com a Starteca e Agência de Inovação (AIn) da UFSCar.
Incentivo
O governo está apostando na implementação de uma política brasileira que estimule a produção de semicondutores. Em dezembro, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, anunciou um investimento de R$ 220 milhões na Ceitec, empresa pública nacional de semicondutores vinculada à pasta.
O investimento será aplicado na adequação da plataforma industrial da estatal para a produção em escala de semicondutores de carbeto de silício (SiC), utilizados em dispositivos de potência; na transferência de tecnologia; e na internalização de novos processos produtivos.