Altice Labs cria nova patente para configuração de redes de fibra

Altice Labs
Altice Labs. Foto: Divulgação

A Altice Labs, empresa do Grupo Altice, anunciou uma nova patente de tecnologia para configuração de células de redes FTTH, com foco na maximização do uso de portas GPON em áreas residenciais de baixa densidade e pequenas e médias empresas.

A invenção intitulada "Method for Configuring a FTTH Distribution Network Cell" foi concedida na Europa. A patente também está em processo de registro nos Estados Unidos e no Brasil.

A solução propõe a ativação gradual das portas nos Central Offices à medida que a adesão dos clientes cresce. Dessa forma, o uso das portas GPON é otimizado de acordo com a demanda da operadora, a fim de reduzir custos operacionais e buscar melhorar a eficiência da rede.

Notícias relacionadas

Além disso, a tecnologia incorpora algoritmos dedicados a garantir uma cobertura uniforme da rede com otimização de custos. Segundo a empresa, a estratégia chamada de "pay-as-you-grow" permite que as operadoras minimizem investimentos iniciais, expandindo a infraestrutura conforme a necessidade do mercado.

"Isso significa que a infraestrutura pode ser ampliada gradualmente, conforme necessário, sem incorrer em grandes despesas antecipadas. As vantagens incluem melhor utilização de recursos da rede, maior resiliência a falhas e planejamento dinâmico da infraestrutura", explicou a empresa.

Essa inovação é fruto do trabalho da Altice Labs em parceria com operadoras de telecom, projetistas e construtores de redes. A tecnologia já foi integrada à suíte NOSSIS de OSS da Altice Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!