Publicidade
Início Newsletter Consulta de edital de 5G propõe cinco blocos na faixa de 3,5...

Consulta de edital de 5G propõe cinco blocos na faixa de 3,5 GHz

(atualizada às 08:45) O conselheiro Moisés Moreira apresentou nesta quinta, 6, o seu voto ao edital de 5G, com algumas novidades em relação às propostas anteriores, mas basicamente acolhendo o voto do conselheiro Emmanoel Campelo, apresentado em dezembro, em quase todos os aspectos. A proposta (clique aqui para baixar) foi aceita por unanimidade pelos demais conselheiros e a consulta será de 45 dias. O voto condutor teve inclusive o apoio inclusive de Vicente Aquino, relator original da matéria, que havia trazido uma série de novidades ao debate, como a possibilidade de provedores regionais entrarem na disputa. Moreira incluiu ainda os 100 MHz adicionais na faixa de 3,5 GHz conforme proposta feita pelo SindiTelebrasil e Abinee. A inclusão se deu para poder acomodar as demandas regionais. Com isso, ficaram assim os blocos a serem licitados:

Faixa de 3,5 GHz

* 2 blocos nacionais de 100 MHz
* 1 bloco nacional de 80 MHz
* 2 blocos regionais de 60 MHz, sendo um deles restrito a PPPs e novos entrantes.

Notícias relacionadas

Em segunda rodada, se não houver demanda para os blocos de 60 MHz seriam quebrados em 40 MHz e 20 MHz, abertos a qualquer um, sendo o limite máximo de espectro de 140 MHz para a faixa de 3,5 GHz. 

Para as faixas nacionais, há a obrigação de instalação de backhaul em fibra com municípios sem essa infraestrutura. No bloco das PPP, o compromisso é o atendimento a municípios abaixo de 30 mil habitantes  e de municípios sem 4G.

Faixa de 700 MHz

* Primeira Rodada: Um bloco de 10 + 10 MHz nacional, com restrição às atuais detentoras de autorização na faixa

* Segunda Rodada: Dois Blocos de 5 + 5 MHz nacionais, sem restrições a participantes

Haverá compromissos de cobertura de 4G em localidades não-sede e rodovias aos vencedores.

Faixa de 2,3 GHz

* Um Bloco de 50 MHz e um bloco de 40 MHz regionalizados e com prazo de 20 anos prorrogáveis conforme as regras vigentes à época.

Haverá compromissos de cobertura 4G em sedes e localidades. 

Faixa de 26 GHz

* Na primeira rodada, são 3 blocos regionais e 5 nacionais de 400 MHz

* Na segunda rodada, 10 blocos de 200 MHz (6 nacionais e 4 regionais).

Para esta faixa, não haverá compromissos de cobertura e o prazo é de 20 anos. 

Interferências

Em relação às interferências com a faixa de 3,5 GHz, especialmente na recepção dos sinais de TV, Moreira manteve a orientação do MCTIC de escolher a opção tecnicamente viável e mais econômica. Isso significa que ainda não houve uma indicação definitiva do modelo de mitigação das interferências por meio de filtros, pois os testes ainda estão sendo concluídos e as análises econômicas realizadas. A decisão final virá ao final da consulta, mas Moreira acredita que prevalecerá a solução por filtros. Qualquer que seja a solução, contudo, será às custas dos vencedores, de modo que seja adotada uma solução como a criada na faixa de 700 MHz, com uma entidade criada para esse fim.

Indenização para satélites

A Anatel ainda vai calcular o valor que será pago aos operadores de satélite que precisarão deixar de usar parte da faixa de banda C por conta da licitação de 5G. Segundo ele, ainda que não exista esta obrigação, essa é uma medida que garante segurança jurídica aos atuais operadores. A metodologia de precificação, segundo Moreira, levará em conta o preço público da faixa (PPDUR), prazo, banda autorizada e montante a ser desocupado. E o pagamento é na proporção. Segundo o voto de Moreira, o valor constará no edital.

Também ficou definido que a Anatel adotará o modelo tradicional de leilão, baseado na melhor oferta de preço. Os estudos realizados pelo conselheiro Vicente Aquino (relator original da matéria) sobre um modelo CCA e Beauty Contest deverão ser utilizados pelas áreas técnicas para futuras licitações.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile