Vivo é questionada sobre serviço de localização de usuários

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, deu prazo de 10 dias para que a Vivo preste esclarecimento sobre a eventual implementação do serviço Smart Steps e quais as garantias e salvaguardas dos direitos do consumidor que foram ou estão sendo implementadas no sistema.  De acordo com o DPDC, a preocupação é especialmente relevante no momento em que se discute, em debate público na internet, os princípios e regras que vão reger a utilização de dados pessoais no Brasil.

Notícias relacionadas
A Vivo anunciou no fim de 2012 que estava prestes a lançar um serviço que, a partir dos dados referentes à localização dos seus clientes da rede de celular, forneceria a terceiros relatórios sobre a afluência de pedestres em determinadas zonas e ruas. Esta informação pode ser útil para fins mercadológicos, de planejamento urbano e tantos outros.  O Smart Steps foi desenvolvido em parceria com o instituto de pesquisa de mercado alemão GfK.

Segundo a Senacom, dados sobre a localização de consumidores do serviço de celular da empresa seriam utilizados sem aviso prévio e sem que lhes fosse dada a opção de não ter os seus dados recolhidos – isto é, sem o seu conhecimento ou autorização. “Esta situação agrava-se pelo fato dos dados em questão serem dados de localização – dados que podem afetar não somente a privacidade do consumidor, mas também sua própria segurança pessoal e liberdade”, diz o órgão.

Em 2012, questionado sobre a aplicação pela Senacon, a prestadora disse que estaria providenciando mudanças no sistema e que teria suspendido o seu projeto de implementação, além disso, afirmou que as informações coletadas pelo sistema são consolidadas e não individuais dos usuários. A Senacon informou que, na Alemanha, ante os questionamentos da sociedade e de órgãos públicos, a implementação do sistema foi descontinuada. No Reino Unido, o sistema aparentemente entrou em operação. A assessoria da Vivo informou que a operadora prestará todas as informações solicitadas pelo DPDC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!