Grandes capitais ficarão sem operação de banda larga fixa na faixa de 2,5 GHz

A decisão da Anatel na última reunião do conselho, dia 5, de não dar mais prazo para que a Net Serviço se desfizesse das faixas de 2,5 GHz e, consequentemente, determinar a cassação dessas faixas, é mais do que um simples episódio de perda de prazo. É o desfecho de uma política de gestão de espectro que não deu os resultados esperados e desenhados pela agência. O resultado é que agora a Anatel tem nada menos do que um valioso pedaço de 70 MHz de espectro na faixa de 2,5 GHz guardado na gaveta para, quem sabe, um dia voltar a licitar para os mesmos players de sempre.

Notícias relacionadas
Um fato curioso sobre a decisão específica no caso da Net é que havia um comprador para a faixa. A On Telecom, que presta serviço de banda larga fixa na faixa de 2,5 GHz com a tecnologia TD-LTE, havia fechado um acordo com a empresa do grupo America Móvil para adquirir as licenças em Recife e o pedido de anuência havia sido protocolado. Segundo fontes que acompanharam o processo, houve do lado das empresas falhas burocráticas nesse pedido de anuência e perda de prazos, o que impediu que a anuência pudesse ser analisada a tempo e a agência acabasse revogando a outorga. Mas também faltou à Anatel clareza sobre dar prioridade a um processo de ocupação do espectro e criar competição ou ficar presa a uma visão burocrática do processo.

O fato é que, com essa decisão, fracassou o plano original da Anatel, negociado por meses com as operadoras de MMDS, que era destinar parte da faixa de 2,5 GHz a novos competidores em banda larga e que pudessem representar uma real competição aos operadores móveis tradicionais (que ficaram com a outra parte desse espectro na licitação de 2012). Em algumas das maiores cidades do Brasil, como São Paulo, Rio, Recife, Porto Alegre e Curitiba, os antigos detentores da faixa de 2,5 GHz não conseguiram chegar a um entendimento com os possíveis compradores. No final do ano passado, a Telefônica perdeu as faixas no Rio e em São Paulo. Ali, o direito de preferência de compra era da Sky, mas a On Telecom também chegou a manifestar interesse. No entanto, as negociações não fecharam e o espectro voltou para a União. Curitiba e Porto Alegre já haviam passado por um processo semelhante e, agora, Recife. A exceção entre as grandes cidades é Brasília, que foi o projeto piloto da Sky

Mesmo nas outras cidades pequenas e médias onde Sky e On Telecom poderiam operar ou estão operando o serviço de banda larga com o TD-LTE, o cenário é ruim. Isso porque as empresas precisam renovar muitas das outorgas, que em alguns casos venceram em 2013 e 2014, ou estão na iminência de vencer, e ainda não conseguiram que a Anatel se posicionasse sobre como e a que preço será essa renovação. Inicialmente, as empresas haviam sido informadas pela agência que o cálculo seria feito em cima de um percentual (2%) das receitas, como é para op SMP, mas posteriormente o entendimento mudou para um cálculo baseado no Valor Presente Líquido. O martelo ainda não foi batido pela área técnica da agência. Diante da insegurança, as empresas estão segurando investimentos nas faixas nessas cidades com outorgas no limite do prazo e concentrando esforços apenas nas cidades adquiridas no leilão de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!