A Anatel divulgou nesta quarta, 6, o relatório do acompanhamento trimestral dos planos de investimentos das operadoras móveis para a melhoria da qualidade do serviço.
O relatório, referente aos meses de agosto, setembro e outubro, mostra a evolução de quatro indicadores de qualidade: o acesso à rede de voz, acesso à rede de dados, queda de chamadas e queda de conexões. Dos quatro indicadores, as operadoras não cumpriram em outubro e em setembro o índice mínimo de acesso à rede de dados.
Segundo a meta da Anatel, estabelecida pelo Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP), aprovado no ano passado, 98% das tentativas de conexão têm de ser bem sucedidas. As operadoras, entretanto, chegaram em outubro no Brasil todo a 96%. Interessante notar que, em agosto, as empresas estavam dentro da meta, em setembro baixaram para cerca de 94% e depois em outubro subiram a 96% – ainda assim abaixo do mínimo estabelecido pela Anatel. Outro indicador relativo à rede de dados é o de queda de conexão: as empresas estão dentro da meta de 5% de queda ao mês, nos três meses de acompanhamento.
Já em relação aos indicadores relativos à qualidade do serviço de voz, o dado consolidado das empresas mostra que tanto no indicador de acesso à rede quanto no de queda de chamadas as empresas em conjunto estão dentro da meta da Anatel.