Remessa de smartphones supera a de PCs pela primeia vez, indica pesquisa

As remessas de smartphones no quarto trimestre do ano passado totalizaram 158,5 milhões de unidades, número 57% maior que o total embarcado no mesmo período de 2010, enquanto as vendas de PCs, notebooks, netbooks e tablets juntos tiveram alta de 16,3%, totalizando 120,2 milhões de unidades entregues, segundo levantamento da empresa de consultoria e pesquisas Canalys.

Notícias relacionadas
No acumulado de 2011, foram 487,7 milhões de smartphones embarcados, número 62,7% superior ao registrado um ano antes. Já as remessas de desktops, tablets, notebooks e netbooks totalizaram 414,6 milhões, expansão de 14,8%. Esta é a primeira vez na história que as vendas mundiais de smartphones ultrapassam as de "client PCs", que é como a Canalys classifica o grupo composto por desketops, notebooks, netbooks e tablets.

De acordo com análise do vice-presidente da Canalys, Chris Jones, o maior interesse por tablets resultou na queda da demanda por PCs. A desaceleração do mercado de computadores pessoais foi prevista por diversas consultorias no ano passado, em razão da menor disponibilidade de discos rígidos no mercado devido às enchentes na Tailândia, principal país produtor desses componentes.

Além disso, o analista ressalta que os smartphones deixaram de ser um produto de nicho e passaram a ser massificados. "Os preços mais acessíveis aumentaram a tendência de conexão à internet permanente, bem como um constante consumo de conteúdo", observa Jones.

Para este ano, a consultoria prevê um crescimento menor do mercado de smartphones. Empresas como Huawei, ZTE e LG, que desenvolvem modelos mais simples e baratos, darão mais atenção ao mercado de modelos mais sofisticados, que proporcionam maior margem de lucro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!