A recuperação nas vendas de cabos ópticos foi a principal responsável pelo crescimento de 14% da Furukawa no Brasil. O segmento de automação de pequenas e médias empresas e a retomada das encomendas do governo são as apostas da companhia para 2006.
?Nos últimos anos o Brasil investiu muito em redes de longa distância e o mercado estava saturado. As operadoras voltaram a comprar em 2005?, explica Foad Shaikhzadeh, presidente da companhia.
A Furukawa, que oferece cabos metálicos, ópticos e eletrônicos, alcançou receita de R$ 275 milhões no País no ano passado. As exportações representam 15% do faturamento e a meta é ampliar vendas para os países do Mercosul, Europa e Estados Unidos e chegar a 25% em três anos, diz Shaikhzadeh.
As apostas da companhia são os projetos de redes de acesso digital das operadoras e um aumento das encomendas governamentais com a implantação de anéis ópticos para a interligação de serviços entre as secretarias em âmbito municipal e estadual. ?No ano passado as prefeituras de São José dos Campos e Praia Grande implantaram redes ópticas para serviços digitais de segurança?, exemplifica o executivo. A demanda por transmissão de imagens também deve influir no aumento das vendas nesse segmento. Outro mercado que deve ganhar importância em 2006 e alavancar as vendas de cabos é o de automação das pequenas e médias empresas.